Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

20/07/2021-18h25

Evento virtual da Udesc em agosto discutirá acessibilidade dentro da universidade

Evento terá transmissão pelo YouTube - Arte: Divulg.
Em 5 de agosto, às 19h, o Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, realizará o evento online "Núcleo de Acessibilidade Educacional: favorecendo a inclusão na Udesc". Gratuito e aberto ao público, o encontro será transmitido pelo YouTube.

A iniciativa visa estimular a reflexão e o debate sobre acessibilidade na instituição catarinense. A ação faz parte do projeto de ensino Acessibilidade Educacional e é coordenada pela arquiteta e urbanista Carolina Stolf Silveira, professora da Udesc Laguna.

O encontro contará com a participação das palestrantes Débora Marques Gomes, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade do Centro de Educação a Distância (NAC/Cead), e Rose Clér Estivalete Beche, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional da Udesc (NAE).

As apresentação terão tradução simultânea para Libras com os intérpretes Stephanie Vasconcelos e Giliard Kelm e mediação da professora Carolina.

De acordo com Carolina, "as ações do projeto de ensino da Udesc Laguna estendem-se para os demais campi, começando pela pesquisa online, que realiza um levantamento das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida que participam dos centros e, agora, com ações de conscientização, por meio dos eventos online".

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails  carolina.silveira@udesc.br e nae@udesc.br.

Sobre os participantes

Rose Clér Estivalete Beche tem graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). Atua como professora na Udesc Cead e coordena o NAE.

Débora Marques Gomes é formada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e tem especialização em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais pela Universidade Cândido Mendes. É técnica do Laboratório de Educação Inclusiva, coordenadora do NAC e membro do NAE.

Carolina Stolf Silveira é arquiteta, urbanista, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Ufsc e pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica. Possui experiência na área de acessibilidade e mobilidade e atuou como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Joinville.

Stephanie Caroline Alves Vasconcelos tem mestrado em Linguística Aplicada, além de graduação em Letras/Libras pela Ufsc e Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Atuou como professora assistente de Língua Portuguesa na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e atualmente é professora tradutora e intérprete de Libras na Udesc.

Giliard Bronner Kelm é mestrando do curso de Pós-Graduação em Estudos da Tradução pela Ufsc. Graduado em Letras/Literatura pela Faculdade do Grupo Uniasselvi, tem pós-graduação em Tradução/Interpretação e Docência em Libras pela Uníntese. Tem experiência em Interpretação Educacional no ensino superior e em traduções de curta-metragem. É professor tradutor e intérprete de Libras na Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento terá transmissão pelo YouTube
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC