Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

23/05/2019-14h22

Gestores públicos de saúde trocam experiências de boas práticas em encontro na Udesc Esag

Paulo Costa, Secretário de Gestão Governamental de Blumenau, apresenta experiências da viagem à França.  - foto: Luiza Pereira/Ascom/Udesc Esag
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), promoveu nesta quarta-feira, 22, o 1º Encontro de Boas Práticas em Gestão Pública. Representantes de secretarias de saúde municipais e do Estado trocaram experiências sobre bons projetos na área, no campus do bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A atividade está ligada ao Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, promovido pela Udesc Esag e parceiros, que terá a próxima edição em 2020. O objetivo é compartilhar experiências sobre projetos inovadores, contribuindo para formar uma rede envolvendo essas iniciativas no Estado. A ideia é que as ações que deram certo sejam replicadas em outras cidades.

O encontro teve a participação de secretários de saúde e gestores da área dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Itajaí e São José, além da Secretaria de Estado da Saúde. Os gestores municipais de Blumenau, que receberam o Prêmio Boas Práticas no ano de 2018, apresentaram relatos sobre projeto vencedor, Sistema Gerencial de Saúde Pública – PRONTO, e sobre organizações públicas nas cidades de Paris e Nice, visitadas como resultado do prêmio.

Pronto

O Diretor de Sistemas e Inovação da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, Júlio Cézar de Souza Silva, fez uma apresentação sobre o Pronto, sistema gerencial de saúde pública implantado na cidade e vencedor geral da edição 2018 do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública.

O sistema permite que os usuários tenham acesso a informações como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e locais de atendimento. Alguns dos principais objetivos são a padronização do atendimento da rede de saúde, a transparência (representada pelo Portal GeoBlumenal) e a qualificação no atendimento público.

O projeto inclui ainda o Pronto Mobile, aplicativo disponível para sistemas Android e iOS, que possibilita o agendamento de consultas de rotina desde 2018.

Experiências na França

Como resultado do prêmio, gestores municipais de Blumenau foram recebidos na França, nas cidades Paris e Nice, em novembro de 2018. O Secretário de Gestão Governamental de Blumenau, Paulo Costa, compartilhou com o grupo as informações e experiências trazidas dessa viagem.

As boas práticas ao redor da saúde da França se focam na eficiência do oferecimento de serviços majoritariamente públicos e, portanto, gratuitos e na inovação, exemplificada pelo acolhimento à Silver Economy (uma referência aos cabelos “prateados”), que promove a inserção de inovação e tecnologia – como o uso de aplicativos e robótica – no cuidado com idosos.

Qualidade na saúde

O gestores também assistiram a uma apresentação sobre o Sistema Municipal de Acreditação em Saúde de Florianópolis (AcreditaSUS Floripa), desenvolvido em parceria com o Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), da Udesc Esag, também será apresentado durante o encontro.

O AcreditaSUS Floripa promove avaliação interna e externa das unidades de saúde do município de forma permanente, em ciclos anuais. Durante esses ciclos, as próprias unidades de saúde estabelecem metas a serem alcançadas, e ao final recebem uma nota de qualidade.

A unidades de saúde não são obrigadas a aderir ao sistema, mas as equipes bem avaliadas são recompensadas, inclusive com ganhos na remuneração, pagos com recursos municipais e federais. No primeiro ciclo (que se encerra em novembro de 2019) puderem aderir os postos de saúde. Depois entrarão as unidades de pronto-atendimento (UPA) e policlínicas.

Resultados

A presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, Sulivan Fischer, avalia que o encontro teve resultados positivos, apontando para a formação de parcerias. “Houve muito interesse dos municípios em conhecer as práticas apresentadas”, afirma a professora da Udesc Esag.

“O que nós esperamos agora é que a universidade seja o elo dessa parceria entre diferentes órgãos no Estado, para que nós possamos promover a melhoria da gestão pública em Santa Catarina”, completou.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Organizadora do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, pelo e-mail premiobp.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Paulo Costa, Secretário de Gestão Governamental de Blumenau, comenta sobre viagem à França
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC