Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

20/09/2021-17h18

Grupo de Estudos da Terceira Idade da Udesc Cefid celebra aniversário de 32 anos

Programa contribui para envelhecimento mais ativo e com qualidade de vida - Foto: Divulgação
O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comemora seu aniversário de 32 anos nesta quarta-feira, 22.

Em virtude da pandemia, o aniversário deste ano será marcado exclusivamente por iniciativas virtuais, como ocorreu em 2020.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Mayco Nunes, o diretor-geral do centro de ensino, Joris Pazin, a diretora de Extensão, Suzana Matheus Pereira, e a coordenadora do programa, Giovana Zarpellon Mazo, além de ex-coordenadores, professores, graduandos e pós-graduandos da Udesc Cefid ligados ao programa, gravaram mensagens em um vídeo para compartilhar com os integrantes do grupo. Assista ao vídeo.

"Honrar a velhice hoje é preservar a casa onde vamos dormir amanhã e é isso que o programa de extensão mais antigo da Udesc faz. O grupo tem como principal objetivo promover ações efetivas que beneficiem a população idosa catarinense, além de proporcionar um convívio entre estudantes com os idosos, resultando em aprendizados, carinho e respeito mútuos", afirma Giovana.

Segundo a professora, como muitos idosos têm certa dificuldade no ambiente virtual, durante a pandemia o Geti optou por disponibilizar duas formas para os alunos acompanharem as aulas: com as transmissões ao vivo, na qual o professor responsável e um auxiliar realizam encontros semanais sempre às terças-feiras, às 15h; e com os vídeos gravados, que são compartilhados pelo WhatsApp, juntamente com outros conteúdos, já que é o meio que maioria está habituada a utilizar.



Ações de extensão
      
O Geti desenvolve atualmente 16 ações de extensão: nove voltadas à atividades físicas, uma fisioterapêutica, uma artística cultural, duas capacitações e três eventos anuais.

Cerca de 300 pessoas da terceira idade participam atualmente dessas atividades, que também mobilizam uma equipe de 25 estudantes de graduação e de pós-graduação e seis professores, além da comunidade em geral.

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, o programa criou uma rede de suporte para os idosos que integram o grupo, com atividades remotas, dentre outras iniciativas. Veja depoimentos de idosos e acadêmicos sobre o trabalho realizado

Atividades e eventos

As atividades físicas oferecidas todos os anos aos idosos são: hidroginástica, natação, dança, musculação (tanto regular quanto específica para idosas com disfunção do assoalho pélvico), ginástica, caminhada, pilates e futebol.

A ação fisioterapêutica também é voltada ao tratamento de disfunções do assoalho pélvico feminino e a artística cultural envolve aulas de canto e as atividades do Coral do Geti.

Já as duas capacitações têm como tema a avaliação de testes físicos para idosos, enquanto os três de eventos periódicos, suspensos neste ano pela pandemia, são o Encontro de Convivência, a comemoração do aniversário do grupo e o Festival de Ginástica e Dança para Idosos.

Objetivos

Giovana destaca que o Geti busca, entre outros objetivos, a indissociabilidade da extensão, do ensino e da pesquisa, a formação técnico-científica e cidadã dos estudantes, a produção e a difusão de novos conhecimentos, a geração de produtos como publicações, a inclusão dos idosos e a implementação de políticas públicas na área da saúde voltada à população da terceira idade.

"O programa vem contribuindo nos últimos 32 anos para um envelhecimento mais ativo e com qualidade de vida de seus participantes, demonstrando sua relevância social na atuação comunitária, na formação de recursos humanos e na produção do conhecimento e inovação", afirma a professora.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail geti.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa contribui para envelhecimento mais ativo e com qualidade de vida
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC