Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

12/11/2019-17h35

Mestranda da Udesc realiza intercâmbio e pesquisa sobre dados científicos abertos na Espanha

Mestranda Jane Lecardelli, na Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), na Espanha (Foto: arquivo pessoal)
A mestranda Jane Lecardelli, do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está participando de um programa de intercâmbio na Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), na Espanha, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020.

A acadêmica desenvolverá atividades relativas à sua pesquisa de mestrado, sob a orientação da professora Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, e tem foco na gestão de dados científicos, intitulada “Dados Científicos Abertos: gestão baseada nos princípios FAIR”.

A universidade espanhola disponibilizou acesso a toda estrutura de bibliotecas, suporte de informática e local para a acadêmica desenvolver seus estudos na Faculdade de Humanidades, Comunicação e Documentação, sob a tutoria da professora Virginia Ortiz-Repiso Jiménez.

Durante o período de intercâmbio a acadêmica terá a oportunidade de conhecer outros professores do Departamento de Biblioteconomía y Documentación, como funciona toda a estrutura da universidade, e participar de eventos, workshops, palestras e atividades em sua área de pesquisa. Entre 4 e 17 de novembro ocorre a “Semana de la Ciencia y la Innovación em la UC3M”, com mais de 40 atividades gratuitas que permitem conhecer pesquisas sobre inovação, ciência e tecnologia.

“Além disso, ela poderá socializar com outros acadêmicos do mestrado e doutorado que também estão em intercâmbio no período e que tem pesquisas relacionadas com sua temática. Isso possibilitará conhecer aspectos da realidade europeia sobre os estudos de ciência aberta e dados abertos, e enriquecer o trabalho por meio da troca de experiências com pesquisadores europeus”, ressalta a orientadora.

Ela é a segunda aluna do PPGInfo a concretizar a parceria por meio do convênio firmado em 2014 entre as duas instituições. A primeira foi a acadêmica Gabriela Monteiro, também com estudos na temática da ciência aberta.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC