Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

17/06/2021-14h10

Novo painel virtual da Udesc reúne dados sobre recursos captados com parcerias

Ferramenta permite verificar execução de convênios e contratos - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arq.
O site da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o Painel Secore, que apresenta um resumo das parcerias celebradas pela instituição que possuem recursos externos, com informações como valores pactuados, receitas auferidas e despesas executadas.

A ferramenta permite o acompanhamento da execução físico-financeira de cada instrumento jurídico firmado com a universidade. Acesse o painel.

O instrumento foi desenvolvido pelo Setor de Controladoria de Convênios de Recursos Externos (Secore), vinculado à Coordenadoria de Projetos de Inovação (Cipi), que é responsável pelo acompanhamento e pela prestação de contas de recursos externos advindos de convênios e contratos celebrados com a Udesc.  

A publicidade dos dados visa dar maior transparência aos recursos externos geridos, melhorando a execução dos convênios e permitindo a fiscalização e o controle de gastos e a ampliação da captação de recursos.

Monitoramento

Segundo a equipe responsável pela ferramenta, a apresentação dos relatórios permitirá otimizar o monitoramento dos projetos vinculados a convênios, contratos e outros instrumentos jurídicos da universidade, a partir da divulgação das informações sobre o andamento do gasto do recurso captado.

"Com essa nova ferramenta, é possível para cada gestor dos centros de ensino ou coordenador de projeto identificar indicadores e dados sobre a parceria firmada e, assim, unir esforços para o aprimoramento de ações que permitam a eficiência da gestão financeira", afirma a coordenadora da Secore, Elaine Zeni Vieira.

Elaine destaca que a disponibilização das informações "proporcionará maior proximidade com o executor e a possibilidade de se adotar estratégias para auxiliar o andamento do projeto, identificando pontos críticos no processo de execução e reduzindo dificuldades na prestação de contas".

"Esse acompanhamento sistemático e a assessoria no cumprimento de metas, objeto e financeiro de cada plano de trabalho traz sucesso para todo o processo de execução do projeto, desde o início, na celebração do instrumento jurídico, até a prestação de contas", completa.

Atualização semanal

Os relatórios divulgados no painel são atualizados semanalmente pela Secore, de acordo com as informações obtidas em outras plataformas, como o  Sistema de Gerenciamento Orçamentário e Financeiro (Sigeof), o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef), a Plataforma + Brasil, o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e os Sistemas de Convênios da Udesc.

O Painel Secore foi desenvolvido com o software de visualização de dados Power BI, o mesmo utilizado para elaborar a versão atual da página Udesc em Números.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secore.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nova ferramenta permite acompanhar execução físico-financeira de convênios e contratos da Udesc
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC