Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

09/07/2020-18h03

Pesquisa de egresso da Udesc Esag em mestrado europeu busca incluir startups em governos digitais

Nathan Carvalho precisou retornar ao Brasil por causa da pandemia  de Covid-19 na Europa e fez defesa da tese final por videoconferência
Nathan da Silva Carvalho, graduado em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve nesta quinta-feira, 9, a aprovação oficial, com honras, de sua tese final (dissertação) no Mestrado em Inovação no Setor Público e Governança Eletrônica do Programa Pioneer. O programa é um braço do Erasmus Mundus, acordo de cooperação internacional de mobilidade acadêmica entre membros da União Europeia e países parceiros.

A pesquisa foi desenvolvida ao longo de dois anos de mestrado na Europa, com aulas em três universidades de países diferentes: KU Leuven (Universidade Católica de Leuven, Bélgica), Universidade de Münster (Alemanha) e TalTech (Universidade Tecnológica de Tallinn, na Estônia). O objetivo do trabalho foi identificar – e encontrar formas de superar – barreiras na participação de empresas de tecnologias menores e startups nas licitações para projetos de governo digital – uma demanda da União Europeia.

Carvalho obteve a graduação pelo curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc em 2017. No ano seguinte, foi admitido para ingresso no programa Pioneer, com uma bolsa paga pela União Europeia ao longo de todo o curso. Ele contará mais detalhes dessa experiência no próximo episódio do podcast Intercâmbio, que estará disponível a partir da quinta-feira, 16.

Governo eletrônico

De acordo com o pesquisador, países que optam por investir em projetos de governo digital na Europa logo percebem a falta de recursos humanos e tecnológicos para implementá-los. A solução é a parceria com empresas de tecnologia, contratadas por meio de licitação, como é feito também no Brasil.

“Mas acontece que muitas empresas menores de tecnologia têm dificuldades para participar dessas licitações, encontram diversas barreiras”, explica Nathan Carvalho. “Na pesquisa, eu isolei as variáveis que dizem o que uma startup ou uma empresa de tecnologia menor precisa fazer para que consiga ganhar uma licitação e fazer processos de tecnologia da informação para a administração pública”.

De acordo com o pesquisador, que também trabalhou em órgãos públicos na Bélgica voltados à transformação digital, todo um campo de estudo surgiu na Europa para entender como se pode ajudar essas empresas para que elas consigam entrar essas licitações e firmar contratos com os governos. O objetivo é trazer a inovação dessas empresas para dentro do setor público.

Pesquisa

A tese final foi defendida com o título Analyzing SME Participation in Public Procurement using a Resource-Based Model of Tendering (Analisando a Participação das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nas Licitações Públicas usando um Modelo Fundamentado em Recursos Empresariais). No geral, é possível identificar a influência de certos recursos humanos, gerenciais e de percepção na participação de PMEs em compras públicas.

Após estudar um semestre em cada uma das três universidades envolvidas no programa, o pesquisador retornou à Bélgica, onde trabalhou para o governo da cidade de Antuérpia e se dedicou a escrever a tese final. Em razão da pandemia de Covid-19 na Europa, acabou retornando ao Brasil para concluir o trabalho. 

A pesquisa foi aprovada em sessão de defesa on-line, realizada em 30 de junho. O trabalho teve como orientador o professor Steven van de Walle, da KU Leuven (Bélgica). Também participaram da banca os professores Jörg Becker e Marco Niemann (Universidade de Münster, Alemanha) e Veiko Lember (TalTech, em Tallinn, Estônia).

Mais informações

O autor da pesquisa se coloca à disposição para compartilhar o resultado de suas análises. Interessados devem escrever para ele no e-mail carvalho.nsc@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Nathan da Silva Carvalho fez defesa on-line da tese final
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC