Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

22/05/2019-14h37

Professora da Udesc Joinville participa de evento internacional em órgão da ONU

Virgínia juntamente com outros pesquisadores da delegação brasileira na área de hidrologia isotópica em encontro com Gustavo Nogueira - Foto: Divulgação
Uma professora do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, está participando do 15° Simpósio Internacional de Hidrologia Isotópica, evento que iniciou nesta segunda-feira, 20, e prossegue até sexta-feira, 24, na Áustria.

Virgínia Grace Barros, chefe do DEC, recebeu uma bolsa da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por realizar o evento a cada quatro anos.

Em Viena, a professora juntamente com outros pesquisadores da delegação brasileira na área de hidrologia isotópica, tiveram um encontro com Gustavo Nogueira, responsável pelo Brasil na IAEA. O encontro ocorreu na Embaixada do Brasil em Viena e teve como objetivo articular ações voltadas para a área, visando o uso sustentável dos recursos hídricos. A área estudada, hidrologia isotópica, é uma abordagem mais recente da hidrologia clássica e busca analisar o ciclo hidrológico utilizando a molécula da água como traçador.

Recentemente, alunos e professores do DEC iniciaram um novo grupo de pesquisa que discutirá assuntos relacionados à água, hidrologia, hidráulica, tratamento de água, tratamento de esgoto etc. Coordenado pela professora Virgínia e pelo professor Leonardo Monteiro, o grupo está no início das atividades e na semana passada criou a logo do Laboratório de Ciências das Águas (LaCia). A participação da professora neste evento internacional é muito importante, pois agregará conhecimentos ao grupo que segue uma mesma linha de pesquisas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC