Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

22/07/2019-16h24

Professora de Artes Visuais da Ufpel falará de publicação coletiva em evento da Udesc

O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá Helene Sacco, artista, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), na quinta-feira, 25, às 17h, no Departamento de Artes Visuais, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O evento "Leituras do espaço/tempo em escritas de um futuro presente" terá uma conversa com a artista e o lançamento da publicação "Próxima Página".

Os participantes serão convidados a participar da ação "Linha de montagem coletiva da publicação Próxima Página", que será realizada com os artistas e pesquisadores Gustavo Reginato e Sandra Favero. 

A fala de Helene abordará as produções realizadas por meio do projeto de pesquisa “Lugares-livro: dimensões poéticas e materiais", ao apresentar e refletir sobre suas experiências, intervenções e edições de livros.

A artista busca destacar o significado do projeto no contexto atual, em que o ler, o escrever e o criar um livro perpassam a existência de uma ética, uma aposta num futuro a partir da resistência pela palavra.

Sobre isso, a discussão será por via das produções do grupo, acontecimentos históricos e referências teóricas e artísticas que propõem a sobrevivência da liberdade de pensamento por meio da arte e dos livros.

Ação coletiva

A "Próxima Página" surge de uma chamada aberta como proposição para a criação de uma publicação coletiva, reunindo mais de 40 vozes do Brasil e do exterior, procurando provocar e sustentar as palavras, o nosso direito de falar.

O projeto foi construído para ser um espaço de criação como produção de pensamento. As páginas são pensadas como dias e, nessa edição, começam a partir do dia ou da página 28.

É dela que nasce o desejo de transpor ou criar como uma forma de resistir. A "Próxima Página" é um espaço crítico, um porvir, um vir a ser, pois o que virá também nos pertence. O livro, como espaço, terreno real do mundo e espaço de resistência, pode ser campo de cultivo e espaço livre para outros amanhãs.

Essa ação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação das Artes Visuais (PPGAV), sendo coordenado pela mestranda Priscila Costa Oliveira e a professora Raquel Stolf, do Grupo de Pesquisa Proposições Artísticas Contemporâneas e seus Processos Experimentais. A professora Helene Sacco é convidada externa da banca de mestrado de Priscila, intitulada "A conversa como prática artística". 

Sobre a ministrante

Helene Sacco é doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professora adjunta na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

Coordena a pesquisa "Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas" desde 2013, promovendo propostas coletivas organizadas como eventos artístico-literários e desenvolve produções artísticas com trabalhos que articulam objetos, desenho e escrita, bem como publicações artísticas que buscam pensar sobre a produção de objetos e sua implicação nos modos de vida.

Serviço

O QUÊ: Conversa "Leituras do espaço/tempo em escritas de um futuro do presente", com Helene Sacco.
QUANDO: Quinta-feira, 25, às 17h.
ONDE: Sala de Gravura, Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC