Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

29/09/2020-11h33

Projeto da Udesc Cineclube Presença realiza “Ciclo Infância” em outubro

Atividades acontecem online, por meio da página do Facebook do projeto

Primeiro evento acontece nesta quinta-feira, às 17h. Imagem: Divulgação.
O mês de outubro, quando se comemora o Dia da Criança – 12 de outubro, será o mês do “Ciclo Infância”, nas atividades promovidas pelo Cineclube Presença, projeto integrante do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Cada ciclo realizado pelo projeto, traz exibição de curtas voltados ao tema do mês e outras atividades, como lives, para o debate de assuntos relacionados aos temas.

Para abrir as ações do grupo em outubro, será exibido nesta quinta-feira (1º) o curta-metragem “Dudu e o lápis cor-de-pele”, de Miguel Rodrigues. No dia 15 de outubro, é a vez da live “Cinema na Escola”, com a convidada Bruna Donato Beche e dia 29, a exibição do documentário “Meninos de Palavra”, de Fabrício Borges. Todas as atividades acontecem nas quintas-feiras, a cada 15 dias, sempre às 17h, online na página do Facebook do Cineclube Presença.

SINOPSES

“Dudu e o lápis cor-de-pele” conta a história do menino negro Dudu. Inteligente e imaginativo, ele estuda numa escola particular de classe média. Durante uma aula de Educação Artística, sua professora diz a ele que utilize o “lápis cor-de-pele”, ideia que desperta no garoto uma crise de identidade. Para sanar seus questionamentos, Dudu passa a carregar o lápis, em busca de respostas.

“Meninos de Palavra” traz um registro inédito das oficinas de arte-educação realizadas pelo projeto “Educação com Arte” do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), de São Paulo, que envolve um trabalho realizado com 1.440 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em unidades da Fundação CASA, em São Paulo. A partir de cenas do cotidiano dos jovens e das atividades das oficinas, além de depoimentos de arte-educadores e de especialistas, o documentário retrata o poder da palavra – escrita, cantada ou encenada – neste universo “onde todos usam a havaiana azul, a mesma roupa e estão no mesmo lugar”, conforme aponta uma das entrevistadas.

SERVIÇO

O que: Ciclo Infância,  do Cineclube Presença.

Sessão 1: exibição do curta “Dudu e o lápis cor-de-pele”.
Data e hora: 1º de outubro, às 17h.

Live: “Cinema na Escola”, com Bruna Donato Beche.
Data e hora: 15 de outubro, às 17h

Sessão 2: exibição do documentário “Meninos de Palavra”.
Data e hora: 29 de outubro, às 17h.

Local dos eventos: página do Facebook do Cineclube Presença. 

Conheça mais sobre o trabalho do Cineclube por meio do Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC