Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

21/09/2020-11h13

Técnica da Udesc apresentará tese sobre governança e autonomia de universidades

Apresentação será realizada na quinta, pela plataforma Teams - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC/Arquivo
Na quinta-feira, 24, às 14h, a técnica e administradora Carla Regina Magagnin Roczanski, atual coordenadora de Projetos e Inovação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará apresentação pública online sobre sua tese de doutorado, "O sistema de governança e autonomia nas instituições de ensino superior públicas brasileiras e portuguesas". A apresentação será pela plataforma Microsoft Teams. Acesse a transmissão.  

A tese foi defendida em dezembro de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), na linha de pesquisa Gestão Universitária.

O estudo buscou analisar a relação existente entre o sistema de governança e a autonomia nas instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras e portuguesas.

A pesquisa teve, como amostra, três IES do Brasil e duas de Portugal, além do conselho de reitores das universidades portuguesas e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) .

Os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas com gestores das instituições.

Resultados

Entre os principais resultados obtidos, o estudo apontou que a governança nas IES tem evidenciado a valorização de órgãos coletivos, com a representação de membros externos, e a existência de diferenciações no papel dos conselhos nas instituições portuguesas e brasileiras.

"A autonomia das IES nos dois países tem previsão constitucional, mas é motivo constante de preocupação dos gestores com a sua manutenção e ampliação. O sistema de governança não afeta diretamente a autonomia, mas existem outros fatores que a impactam", afirma a pesquisadora.

Segundo Carla, um dos cernes da questão da autonomia das IES públicas é o financiamento, que gera uma dependência com relação ao Estado e as deixa suscetíveis às mudanças na economia e no governo.

Participação social

Ela destaca a relevância do envolvimento da sociedade nas IES públicas para que elas se desenvolvam, assim como sua relação com o meio político, "ações que reforçam tanto a governança como a autonomia das instituições".

"Essa relação com o meio político pode ser realizada por meio dos conselhos e associações, que são organismos que auxiliam os gestores também na troca de experiências com outras IES", conclui.

Sobre a pesquisadora

Carla Regina Magagnin Roczanski tem graduação, mestrado e doutorado pela Ufsc, com pesquisas na área de gestão universitária.

Técnica da Udesc desde 2005, coordenou os setores de Planejamento Institucional na Gestão 2008-2012. É coordenadora de Projetos e Inovação na Gestão 2020-2024, cargo que também exerceu na Gestão 2012-2016. Participou da criação da Coordenadoria de Projetos e Inovação e da Política de Inovação da universidade.

Também estruturou o Setor de Prestação de Contas de Convênios (Secore) e atuou na revisão do Planejamento Estratégico – Plano 20, além de ter sido professora substituta de Administração Pública pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Udesc (Esag) entre 2010 e 2014.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail carla.roczanski@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Apresentação será na quinta, pela plataforma Teams
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC