Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

01/01/2020-22h00

Udesc Balneário Camboriú assina convênio de Engenharia com instituto da Noruega

Parceria com Norce utilizará software OpenLab para projetos de poços de petróleo - Imagem: Divulgação

O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, e o Norce, instituto de pesquisa independente da Noruega, assinaram convênio que visa promover aprimoramentos nas áreas de ensino e pesquisa dos cursos de Engenharia da instituição catarinense.

Firmado em dezembro, o acordo teve as tratativas iniciadas pelo professor Luiz Hegele, do Departamento de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú.

O pesquisador acredita que a parceria será muito proveitosa para a universidade, já que o Norce trabalha para encontrar soluções que beneficiem a comunidade e aumentem a criação de valor sustentável nacional e globalmente.

Além de aperfeiçoar os currículos dos cursos de Engenharia da Udesc, a parceria pretende trabalhar com o software OpenLab, desenvolvido pelo Norce e utilizado para a criação de projetos de construção de poços de petróleo e de energia renovável geotérmica.

Artigo em publicação científica internacional

Recentemente, Hegele teve artigo científico publicado no Journal of Petroleum Science & Engineering com o título "Numerical transient and steady state analytical modeling of the wellbore temperature during drilling fluid circulation".

No trabalho, o professor da Udesc Balneário Camboriú aborda a modelagem de atividade térmica de perfuração de poço realizada durante a circulação.

Trata-se de uma operação na qual o fluido de perfuração é circulado em um poço de petróleo para objetivos como condicionar esse poço, assegurar que não ocorra fluxo de gás e avaliar as condições hidráulicas.

O docente também apresenta dois modelos numéricos transitórios e um modelo analítico de estado estacionário, todos verificados por meio de diferentes procedimentos de validação.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC