Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

20/05/2019-18h27

Udesc Esag reúne gestores públicos nesta quarta para compartilhar boas práticas na área de saúde

Sistema Pronto, de Blumenau, venceu o Prêmio Boas Práticas em Gestão Publica Udesc Esag em 2018 - Foto: Carlito Costa/Ascom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), promove nesta quarta-feira, 22, das 14 às 18h, o 1º Encontro de Boas Práticas em Gestão Pública. Representantes de secretarias de saúde municipais e do Estado trocarão informações sobre bons projetos na área, na sala 8 da Udesc Esag, no campus do bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A atividade está ligada ao Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, promovido pela Udesc Esag e parceiros, que terá a próxima edição em 2020. “O objetivo é compartilhar experiências sobre projetos inovadores, contribuindo para formar uma rede envolvendo essas iniciativas no Estado”, explica a presidente da Comissão Organizadora do Prêmio, professora Sulivan Fischer. A ideia é que as ações que deram certo sejam replicadas em outras cidades.

O encontro terá a participação de secretários de saúde e gestores da área dos municípios de Florianópolis, Blumenau, Itajaí e São José, além da Secretaria de Estado da Saúde. Os gestores municipais de Florianópolis e Blumenau apresentarão relatos de boas práticas implantadas em suas cidades.

Blumenau

A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau fará uma apresentação sobre o Pronto, sistema gerencial de saúde pública implantado na cidade e vencedor geral da edição 2018 do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública.

O sistema permite que os usuários tenham acesso a informações como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e locais de atendimento. Inclui ainda um aplicativo para celulares com a possibilidade de agendamento de consultas de rotina.

Como resultado do prêmio, gestores municipais de Blumenau foram recebidos na França por organizações públicas nas cidades de Paris e Nice, no fim de 2018. Eles também compartilharão com o grupo as informações e experiências trazidas dessa viagem.

Florianópolis

O Sistema Municipal de Acreditação em Saúde de Florianópolis (AcreditaSUS Floripa), desenvolvido em parceria com o Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), da Udesc Esag, também será apresentado durante o encontro.

O AcreditaSUS Floripa promove avaliação interna e externa das unidades de saúde do município de forma permanente, em ciclos anuais. Durante esses ciclos, as próprias unidades de saúde estabelecem metas a serem alcançadas, e ao final recebem uma nota de qualidade.

A unidades de saúde não são obrigadas a aderir ao sistema, mas as equipes bem avaliadas são recompensadas, inclusive com ganhos na remuneração, pagos com recursos municipais e federais. No primeiro ciclo (que se encerra em novembro de 2019) puderem aderir os postos de saúde. Depois entrarão as unidades de pronto-atendimento (UPA) e policlínicas.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Organizadora do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, pelo e-mail premiobp.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Sistema Pronto, de Blumenau, venceu o Prêmio Boas Práticas em Gestão Publica Udesc Esag em 2018
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC