Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

19/12/2019-18h28

Udesc lança editais para novas turmas de pós-graduação em Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro

Foto: Soninha Vill
Interessado em cursar mestrado ou doutorado? O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou os editais para processos seletivos das novas turmas de pós-graduação nas áreas de Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro.

Os cursos são gratuitos e os aprovados iniciam as aulas no segundo semestre de 2020. Confira a seguir as informações sobre cada programa.

Artes Visuais

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece cursos de mestrado e doutorado. As inscrições para alunos regulares estarão abertas de 10 de fevereiro a 16 de março de 2020.

Com área de concentração em Artes Visuais, estrutura-se em três linhas de pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos; Teoria e História das Artes Visuais; Ensino das Artes Visuais. Para o mestrado serão oferecidas até 16 vagas e para o doutorado serão oferecidas até 10 vagas.

As informações completas estão disponíveis no edital nº 045/2019/CEART. Mais informações sobre o PPGAV no site do programa.

Design

O Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign) oferece cursos de mestrado e doutorado. As inscrições para alunos regulares podem ser realizadas de 12 de fevereiro a 20 de março de 2020. Com área de concentração em "Métodos para os Fatores Humanos", o programa estará estruturado em três linhas de pesquisa: "Interfaces e Interações Físicas", "Interfaces e Interações Cognitivas" e "Organização e Fatores Humanos".

São oferecidas 10 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado. As informações completas estão disponíveis nos editais nº 43/2019/CEART (mestrado) e nº 44/2019/CEART (doutorado). Mais informações sobre o PPGDesign no site do programa.

Moda

O Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) oferece o curso de Mestrado em Design de Vestuário e Moda, na modalidade profissional. As inscrições para alunos regulares poderão ser realizadas de 17 de fevereiro a 20 de março, para turma com início no 2º semestre de 2020.

O curso oferece 16 vagas e tem como área de concentração “Moda e Tecnologia do Vestuário” e estrutura-se em torno de duas linhas de pesquisa: “Design de Moda e Sociedade” e “Design e Tecnologia do Vestuário”.

As informações completas sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital nº 042/2019/CEART. Mais informações sobre o PPGModa no site do programa.

Música

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) oferece cursos de mestrado e doutorado, com inscrições abertas entre 02 e 22 de março de 2020.

Serão oferecidas até 15 vagas para o mestrado e até 16 vagas para o doutorado, distribuídas entre as três linhas de pesquisa: Educação musical, Teoria e história, e Processos criativos.

Informações completas no edital nº 04/2019/PPGMUS e no site do programa.

Teatro

O Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) está com inscrições abertas de 17 de fevereiro a 20 de março de 2020, para novas turmas de alunos regulares do curso de mestrado e doutorado. Com área de concentração em “Teorias e Práticas do Teatro”, o programa estrutura-se em duas linhas de pesquisa: “Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade” e “Teatro, Sociedade e Criação Cênica”.

Serão oferecidas 11 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado, além de 10 vagas suplementares para políticas de ações afirmativas (alunos oriundos de IES das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste ou profissionais vinculados a IES dessas regiões; candidatos indígenas, negros, trans e pessoas com deficiência). Os aprovados iniciam as aulas no segundo semestre de 2020.

As informações completas sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital n° 040/2019. Mais informações sobre o PPGT no site do programa.

Disciplinas Isoladas


Interessados em cursar disciplinas isoladas nos cursos de pós-graduação também podem se inscrever como aluno especial no primeiro semestre de 2020.

As inscrições para disciplinas do PPGAV, PPGDesign, PPGModa e PPGT ocorrem de 3 a 16 de fevereiro de 2020, com exceção da disciplina “Pedagogia histórico-crítica na docência do ensino de artes visuais”, que terá inscrições de 02 de janeiro a 02 de fevereiro. Já as inscrições para disciplinas do PPGMUS podem ser realizadas entre 7 e 13 de fevereiro.

Saiba mais no edital nº 046/2019/CEART (Artes Visuais, Design, Moda e Teatro) e no edital nº 02/2019/PPGMUS (Música).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC