Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

29/03/2023-16h52

Udesc melhora em todos os conceitos e sobe de posição na avaliação nacional do MEC

IGC foi anunciado pelo MEC nesta terça - Foto: Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) melhorou em todos os indicadores e subiu de posição na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, anunciada nesta terça-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Acesse a avaliação.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, apresentando IGC de 3,64 (um acréscimo de 0,09 em relação ao anterior, de 2019), e passou da nona para a oitava colocação dentre 38 universidades estaduais e da 42ª para a 37ª posição na classificação geral, em um cenário com 241 universidades públicas e privadas e institutos federais do Brasil.

Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade catarinense subiu em todos os conceitos: 3,21 na graduação; 4,39 no mestrado; e 4,69 no doutorado.

Evolução

"A cada ranking de ensino superior divulgado, seja nacional, seja internacional, a Udesc tem melhorado sua posição como universidade de destaque em ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Isso comprova que nossas atividades estão no rumo certo da nossa missão em prol da educação e do desenvolvimento humano, sempre tendo a excelência como meta", comemora o reitor da Udesc, Dilmar Baretta. 

Com a avaliação, a Udesc segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em Santa Catarina, é a segunda melhor universidade no geral.

Sobre o cálculo

O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.

O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.

Do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13% públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Ao todo, os resultados foram calculados para 2.012 instituições (públicas e privadas), considerando os 23.585 cursos avaliados entre 2018 e 2021.

Mais informações

Mais informações sobre o IGC podem ser obtidas com a Coordenadoria de Avaliação Institucional da Udesc (Coai), pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • IGC foi anunciado pelo MEC nesta terça
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC