Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

30/09/2020-11h09

Udesc Oeste oferece curso online de formação em preceptoria na Enfermagem

Iniciativa é resultado de dissertação - Foto: Freepik

Até 11 de outubro, estarão abertas as inscrições do curso online "Formação em Preceptoria na Atenção Primária à Saúde", que será ministrado por Juliana Andréia Duarte Araújo, egressa do Mestrado Profissional em Enfermagem da Atenção Primária a Saúde, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Acesse o formulário de inscrição.

Com aulas virtuais e gratuitas, a formação é voltada a profissionais de saúde e professores de instituições de ensino superior (IES) que atuam na área da atenção primária à saúde. O curso é autoinstrucional, com atividades pela plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Udesc.

A iniciativa, que promove a integração ensino-serviço e qualifica a formação dos futuros profissionais de saúde, é resultado da dissertação de Juliana, feita sob orientação da professora Carine Vendruscolo, com coorientação da docente Kátia Adamy e participação da professora Leticia de Lima Trindade, todas vinculadas à Udesc Oeste.

Conteúdo

Com carga de 30 horas, o curso é composto por três módulos:

Unidade 1 - Bases teórico-conceituais da aprendizagem profissional na saúde: preceitos neoliberais; tendências pedagógicas brasileiras: liberais e progressivas; a educação e o processo de mudança; documentos e normativas legais da formação na área da saúde; e ferramentas de planejamento da educação.

Unidade 2 - O SUS como escola: os cenários e o papel dos diferentes atores na integração ensino-serviço: as instituições de ensino superior, a atenção primária à saúde e a integração ensino-serviço.

Unidade 3 - As competências para a preceptoria e o ensino interprofissional (EIP) na saúde: bases legais para a preceptoria; competências do preceptor: pedagógicas e profissional; e educação interprofissional na APS.

Mais informações sobre o curso de formação oferecido pela Udesc Oeste podem ser obtidas pelos e-mails ju_duartte@hotmail.comcarine.vendruscolo@udesc.br e edlamar.adamy@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ação é resultado de dissertação
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC