Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

11/11/2019-17h50

Vencedor de Prêmio em Gestão Pública da Udesc Esag será palestrante em fórum global do Banco Mundial

Ex-prefeito apresentou case vencedor da primeira edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública da Udesc Esag, em 2016 - Foto:  Gustavo Cabral/Ascom/Udesc Esag
O fórum internacional do programa Global Partnership for Social Accountability (GPSA), do Banco Mundial, terá como um dos conferencistas o ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. O Global Partners Forum 2019 será realizado de 19 a 21 de novembro, em Washington, Estados Unidos.

A Prefeitura de Blumenau recebeu três premiações do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública (em 2016 e 2018), promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com uma rede de organizações parceiras.

O reconhecimento, pelo prêmio da Udesc Esag, das ações de Blumenau foi determinante para a indicação do ex-prefeito ao GPSA como conferencista. A organização consultou parceiros em busca de um gestor público que pudesse compartilhar experiências de transparência, accountability (prestação de contas), engajamento cidadão e governança colaborativa.

Pesquisadoras da Udesc Esag

O Fórum terá também a participação de duas pesquisadoras do Politeia, grupo de pesquisa da Udesc Esag voltado a estudos sobre a coprodução do bem público – accountability e gestão. Ambas serão debatedoras em sessões de discussão no segundo dia do evento, 20.

A professora Paula Schommer, líder do grupo, participará da sessão “Produzindo e compartilhando conhecimento de uma forma inclusiva: o futuro da prática e pesquisa em accountability social colaborativa”. Além de professora e pesquisadora da Udesc Esag, ela é também membro do Conselho Consultivo sobre Engajamento Cidadão do Banco Mundial.

Florencia Guerzovich, também pesquisadora do grupo Politeia, estará na sessão “Oportunidades para accountability social por meio de reformas intersetoriais”. Consultora independente, ela já trabalhou para o Banco Mundial e integra a equipe que concebeu e organiza o fórum deste ano

Prêmio

Em 2016, Blumenau levou o Prêmio Boas Práticas na categoria Qualidade na Gestão Pública, com o projeto "Gestão Transparente". O programa foi criado para implantar e aperfeiçoar ações e ferramentas de accountability, ampliando as formas de acesso às informações da administração municipal.

Em 2018, o Sistema Gerencial de Saúde Pública - Pronto, também apresentado pela Prefeitura de Blumenau, foi o vencedor geral do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública. O Pronto dá aos usuários acesso a informações do serviço público de saúde, como prontuário, prescrições, histórico de vacinas e localização das unidades de saúde. Inclui ainda um aplicativo móvel com a possibilidade de agendamento de consultas de rotina.

Na mesma edição do prêmio, Blumenau também venceu a categoria Educação para a Transparência Pública, com o projeto “Educação Fiscal nas Escolas”. Ficou ainda em segundo lugar na categoria Qualidade na Gestão Pública, com o "Sistema Municipal de Avaliação Institucional Participativa (Simaip)".

Transparência

Em ambas as ocasiões, o tema geral do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública foi transparência com cidadania. Em 2020, o prêmio terá sua terceira edição.

O reconhecimento do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública põe em destaque a importância da transparência de gestores públicos com relação às suas ações e decisões, avalia a professora Sulivan Fischer, coordenadora das duas primeira edições. “Isso favorece a cidadania em Santa Catarina, estimulando novas práticas que favoreçam a democracia, o combate à corrupção e a melhoria da prestação de serviços à sociedade”, afirma.

“Reconheço, valorizo e respeito muito o trabalho desenvolvido pela Udesc Esag”, afirma Napoleão Bernardes. “Nutri gratidão institucional e pessoal em relação a este time altamente engajado na causa do aprimoramento da gestão pública”, completa o ex-prefeito.

Fórum

Durante sua participação no Global Partners Forum 2019, Bernardes falará sobre ações que pôs em prática em seus dois mandatos como prefeito, destacando o envolvimento dos cidadãos nas tomada de decisão,  com a colaboração entre governo e sociedade civil. Para Fischer, “o prêmio reconheceu nas práticas da Prefeitura de Blumenau a capacidade de inovação na resolução de problemas da administração pública, com uma governança mais inclusiva e transparente”.

Saiba mais sobre o Global Partners Forum 2019 do GPSA.

Conheça o Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública em udesc.br/esag/premio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Ex-prefeito Napoleão Bernardes falará sobre experiência de Blumenau
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC