Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

09/04/2021-13h01

Vídeo de alunos de Arquitetura e Urbanismo da Udesc mostra projetos em bairro de Laguna

Propostas dos estudantes incluiu praças do bairro, além  da orla e invertenções nas vias. Foto: divulgação
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) produziram um vídeo com apresentações de projetos de paisagismo em áreas públicas de "vazio urbano" do bairro Mar Grosso, em Laguna.

O vídeo foi publicado nesta semana no Youtube. No trabalho, os alunos propõem intervenções em vias, praça e na orla da praia. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos da 8ª fase da disciplina de Projeto de Paisagismo, sob coordenação da professora Carolina Stolf Silveira.

A área de intervenção envolveu a orla da praia do Mar Grosso, a Avenida Rio Grande do Sul, a Praça Paulo Calil Bulos e o tratamento viário nas ruas que interceptam o eixo da Rua Eduardo Silva até a Avenida João Pinho (continuidade da Avenida Senador Galotti), passando pela sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

“Os alunos desenvolveram propostas de intervenção envolvendo uma área que hoje é um vazio urbano público, transformando-a em praça, conectando-a em uma requalificação das vias do entorno e levando até a orla da praia”, explica a professora Carolina Stolf Silveira.

As propostas

As cinco propostas desenvolvidas pelas equipes, totalizando 23 estudantes, contêm projetos de tratamento paisagístico que incluem desde a requalificação viária das vias do entorno à proposição de arborização e espécies vegetais, espaços de estar e atividades de lazer.

Silveira explica que os alunos procuraram englobar uma ampla gama de elementos em seus projetos que contemplam as massas vegetais, como traçado das circulações e espaços, áreas de estar, jogos, playground, exercícios, etc. Além de mobiliário urbano como bancos, mesas, lixeiras, iluminação adequada para as diferentes atividades, abrigos de ônibus e paraciclos. Também criaram elementos diversos nas áreas, como decks, lagos, espelhos d'água, chafarizes, monumentos, pórticos, comunicação visual e mapas táteis.

“Os estudantes também propuseram, em seus projetos, a reestruturação das vias em seu desenho e sinalização, oferecendo acessibilidade, arborização e tratamento aos diferentes modos de transporte, priorizando os modos ativos e coletivos. Fizeram ainda requalificação das calçadas, inserção de faixas de pedestres, ciclovias/ciclofaixas/ciclorrotas, faixas e abrigos de ônibus”, conclui a professora.

Os projetos podem ser conferidos pelo link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail carolina.silveira@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Propostas dos estudantes incluiu praças do bairro, além  da orla e intervenções nas vias.
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC