Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

03/08/2022-13h51

Museu da Udesc recebe exposição da artista Cristina Brattig Almeida a partir de sexta

Esculturas flutuam no hall central do Mesc - Arte: Div.
Entre 5 de agosto e 27 de setembro, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, receberá a exposição “Sereias, anjos e fadas: O maravilhoso Feminino”, da artista Cristina Brattig Almeida.

Gratuita e aberta ao público, a exposição reúne obras da artista que modela seres mitológicos, corpos e torsos, imagens que rondam seu imaginário plástico-poético. O evento tem a curadoria das professoras Sandra Makowiecky e Luana Wedekin, do Centro de Artes (Ceart).

As curadoras explicam que a exposição está dividida em três partes: Sereias (sereias pássaros e sereias peixes), Anjos e Fadas (Melusinas, Viviane e Morrigan/Morgana). A exposição é uma oportunidade de conhecer os universos que motivam a artista a elaborar suas séries de trabalho.

Pesquisas

“Para as fadas, adentrou o imaginário do ciclo do lendário Rei Arthur e da cultura celta; para as sereias, estudou por meses o Canto XII da Odisseia de Homero e, para os anjos, debruçou-se sobre as hierarquias angélicas e sua iconografia”, explica Sandra.

Tão cuidadosa quanto a pesquisa da temática, foi a escolha dos materiais e processos para a elaboração das esculturas, contando com consultorias, testes e parceria dos artistas catarinenses Ariadne Vanderlinde, Luís Bernades e Marivone Dias.

Cristina Brattig Almeida é artista plástica e médica por formação. Também natural de Florianópolis, já realizou duas exposições no Mesc, ambas em 2018: "Fazendo poesia, esculpindo corpos" e "Nephele (Fragile)".

Mais informações

O Mesc está localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis. Pode ser visitado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 10h às 14h.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museudaescola@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8110.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/800
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Esculturas flutuam no hall central do Mesc
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC