Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

15/10/2019-14h23

Segundo volume do Livro de Ensino de Graduação da Udesc apresenta boas práticas

Livro tem 23 artigos de docentes  e alunos - Arte: Div.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou o segundo volume da Coleção "Retratos e Relatos do Ensino de Graduação". O lançamento marca o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. Acesse a publicação

Com 84 páginas, a obra apresenta um conjunto de 23 artigos, de autoria de professores e estudantes de diversos centros de ensino da universidade, que destacam experiências e práticas exitosas desenvolvidas em programas, projetos e ações dos cursos de graduação, nas diferentes áreas de conhecimento.

A pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, destaca que os desafios do ensino superior e as estratégias na busca de qualificação dos cursos de graduação tem sido temas recorrentes da Proen.

"No primeiro semestre, publicamos as Diretrizes de Ensino de Graduação, debatidas coletivamente e que refletiram um grande amadurecimento com relação à importância de se pensar os caminhos da graduação da Udesc com um enfoque inovador. Este segundo volume faz parte deste macroprojeto, pois busca cada vez mais fortalecer e dar visibilidade à graduação de nossa instituição", afirma Soraia.

Experiências marcantes

Segundo a pró-reitora, os temas compartilhados no segundo volume evidenciam um recorte do potencial de trabalho empreendido no ensino.

Os relatos incluem,por exemplo, vivências interdisciplinares em engenharia de produção, uma oficina temática em matemática e atividades que envolvem a bovinocultura, além do compartilhamento de experiências de monitoria, intercâmbio, inclusão e ações com calouros. "São experiências que ficam como marcos fundamentais na formação dos alunos", ressalta Soraia.

A produção do segundo volume teve participação dos diretores de Ensino de Graduação das unidades, que se empenharam ativamente na divulgação da chamada de trabalhos e no incentivo ao corpo docente e discente, e foi realizada com a parceria da Editora Udesc.  

Evento na próxima terça

A catalogação do e-book está disponível no sistema Pergamus, da Biblioteca Universitária (BU), e a edição impressa será lançada na próxima terça-feira, 22, com outras obras, no evento que será realizado durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

O primeiro volume do Livro de Ensino de Graduação da Udesc foi lançado em outubro do ano passado.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Livro reúne 23 artigos de professores e estudantes da universidade
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC