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Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

15/10/2019-11h53

Servidores e estudantes da Udesc escolhem o próximo reitor nesta quarta

 
Próximos gestores estarão à frente da universidade estadual entre 2020 e 2024 - Foto: Cepo/Udesc
A comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), formada por professores, técnicos e estudantes, vai às urnas nesta quarta-feira, 16, para escolher os próximos reitor e vice-reitor da universidade.

Os novos gestores da instituição ficarão à frente da Reitoria da Udesc entre 2020 e 2024, com início em 12 de abril. Duas chapas disputam o pleito: "Juntos pela Udesc" e "Vamos Adiante, Udesc".

A eleição ocorrerá das 9h às 21h. Haverá urnas eletrônicas espalhadas por todos os centros de ensino e pela Reitoria da universidade à espera dos servidores e alunos interessados em participar da votação. Veja a relação dos eleitores aptos.

Para votar, é preciso levar documento de identidade oficial com foto. O edital não permite voto por procuração ou correspondência e tampouco admite voto cumulativo.

Quais são as chapas

Uma das chapas, "Juntos pela Udesc", é formada pelos professores Emerson César de Campos para reitor e Cintia Aguiar para vice (número 10). Confira a página: www.udesc.br/juntospelaudesc.

A outra chapa, "Vamos Adiante, Udesc", é composta pelos professores Dilmar Baretta para reitor e Luiz Antonio Ferreira Coelho para vice (número 20). Confira a página: www.udesc.br/vamosadianteudesc.

Informações gerais sobre a eleição da Reitoria podem ser vistas no site da Comissão Eleitoral Central da Udesc: www.udesc.br/eleicaoreitoria.

Sobre os candidatos

Dilmar Baretta é professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó. Era diretor-geral da unidade desde 2016 e foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2010 a 2016. Já Luiz Antonio Ferreira Coelho é professor do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, onde foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2004 a 2005 e de 2012 a 2016.

Emerson César de Campos é professor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis. Foi diretor-geral da unidade de 2013 a 2017 e ocupava o cargo de diretor de Pesquisa e Pós-Graduação há dois anos. Já Cintia Aguiar é professora do Departamento de Física do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. Na unidade, foi diretora de Extensão entre 2011 e 2012 e diretora de Ensino de Graduação entre 2012 e 2016.

Colégio eleitoral

O pleito, de voto direto e secreto, terá o seguinte colégio eleitoral (artigo 70 do Estatuto da Udesc):

  • Professores em exercício do cargo de provimento efetivo;
  • Técnicos em exercício do cargo de provimento efetivo;
  • Alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação stricto sensu.

Além disso, poderão votar os servidores (professores e técnicos) que estiverem em licença-prêmio, licença-saúde, férias ou no gozo legal das prerrogativas abaixo relacionadas, por serem considerados no efetivo exercício do cargo:

  • Frequência a cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado, doutorado e estágio pós-doutorado, no País ou no exterior;
  • Exercício de funções como visitante em outras instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras, quando do interesse da Udesc;
  • Realização de estágios, pesquisas, participação em congressos e eventos semelhantes, quando do interesse da Udesc;
  • Exercício de cargo de provimento em comissão ou função de confiança no governo federal e em governos estaduais e municipais.
Comissões, propaganda e debates

A Comissão Eleitoral Central e três postos dela (presidente, vice-presidente e secretário) foram definidos pela Resolução nº 041/2019 do Conselho Universitário (Consuni).

Cada centro da universidade instalou comissão eleitoral setorial, composta por três docentes, um técnico e um acadêmico, enquanto a comissão da Reitoria tem cinco integrantes, todos técnicos.

A propaganda eleitoral foi permitida após 23 de agosto, com divulgação das candidaturas e suas propostas devendo ser feitas pelos veículos de comunicação da Udesc para garantir espaço igualitário a todos os candidatos com inscrições homologadas.

São vedadas na campanha eleitoral a confecção, a utilização e a distribuição por comitê, candidato ou com sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

Conforme as regras do pleito, puderam ocorrer debates entre os candidatos nos centros e na Reitoria até três dias antes da votação.

Votação, apuração e resultado

Caso o eleitor integre mais de um segmento do colégio eleitoral, serão aplicados os seguintes critérios:

  • Quem é professor e técnico vota como professor;
  • Quem é professor e aluno vota como professor;
  • Quem é professor, técnico e aluno vota como professor;
  • Quem é técnico e aluno vota como técnico;
  • Quem é aluno e aluno vota pela matrícula mais antiga.

A apuração das urnas nos centros e na Reitoria será feita por comissões escrutinadoras, cada uma com três membros indicados pela Comissão Eleitoral Central, e terá caráter público, iniciando às 21h30 do dia da eleição.

O resultado será calculado de forma que os votos dos professores representem 50%; os dos técnicos, 25%; e os dos alunos, 25%. Computados os votos, haverá apuração do coeficiente eleitoral de cada candidato (confira o artigo 48 do edital para saber como é feito o cálculo).

Após o resultado final, a Comissão Eleitoral Central fará a lavratura da ata com relatório circunstanciado do processo eleitoral e encaminhará todo o material ao reitor para homologação do Consuni e, na sequência, ao governador do Estado para fins de nomeação e posse.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria dos Conselhos Superiores da Udesc (Secon), pelo e-mail secon@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8024, das 13h às 19h, e pelo site da Comissão Eleitoral Central.

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  • Próximos gestores da Udesc estão à frente da instituição nos próximos quatro anos, a partir de 2020.
 
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