Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

20/05/2022-23h45

Udesc divulga 65 vídeos de pesquisa e pós-graduação em iniciativa inédita no Brasil

Materiais gravados em 2021 podem ser conferidos no canal da Udesc no YouTube - Imagem: Reprodução
Nesta sexta-feira, 20 de maio, data que marca os 57 anos da sua criação, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou 65 vídeos, com quase cinco horas de conteúdo, que apresentam a pesquisa institucional em diferentes áreas e seus cursos de pós-graduação. Veja abaixo a lista de temas e assista aos vídeos no YouTube.

A iniciativa, de proporções inéditas entre universidades brasileiras, foi liderada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), das direções de Pesquisa e Pós-Graduação e das coordenações de Pós-Graduação de todos os centros da universidade.

Viabilizada com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a produção dos vídeos foi feita pela empresa VIS Produtora. As entrevistas e as captações de imagens ocorreram nos 12 centros e na Reitoria, com início em maio do ano passado.

Ao todo, foram lançados:

  • Um vídeo geral sobre a pesquisa na Udesc;
  • Um vídeo geral sobre a pesquisa e os cursos de pós-graduação na Udesc;
  • Um vídeo geral com grupos de pesquisas da Udesc;
  • 12 vídeos sobre a estrutura de pesquisa nos centros da Udesc; 
  • 12 vídeos sobre as pesquisas realizadas nos centros da Udesc;
  • 38 vídeos sobre os programas de pós-graduação da Udesc.

Reunião de entrega

A entrega dos vídeos à universidade ocorreu na tarde desta quinta-feira, 19, em reunião no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis (confira fotos no fim da matéria, na galeria).

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, enalteceu a importância dos materiais, resultado de um trabalho minucioso e desafiador que mobilizou diversas partes. Ela agradeceu a todos os envolvidos, destacando os diretores, coordenadores de pós-graduação e pesquisadores, bem como a equipe da pró-reitoria. "Os vídeos serão muito importantes para divulgarmos à comunidade interna e externa a riqueza da pesquisa realizada na instituição, bem como os mais de 50 cursos de pós-graduação."

O coordenador de Pesquisa da Udesc, Francisco Henrique de Oliveira, afirmou que a ação é "um marco para a divulgação da pesquisa na universidade". Segundo ele, a divulgação pelos próprios pesquisadores, como feita nos vídeos, é desafiadora, mas deve se tornar um processo permanente. "O trabalho de gravação foi um exercício extremamente interessante para todos os envolvidos", ressaltou.

O reitor em exercício, Luiz Coelho, parabenizou os envolvidos e reforçou que aproximar cada vez mais a Udesc da população é uma das metas da Gestão 2020-2024. Ele  também lembrou que resumir o trabalho de pesquisa é desafiador e destacou os avanços da comunicação da universidade. "Esse é mais um passo inovador da Udesc."

Segundo o secretário de Comunicação da Udesc, Rodrigo Brüning Schmitt, "os vídeos são resultado de um trabalho fantástico da PROPPG e contribuirão muito para a divulgação científica da universidade e dos cursos de pós-graduação. Além disso, a Udesc poderá aproveitar outros trechos do material bruto das gravações, que somam cerca de 20 horas, em mais conteúdos de pesquisa e pós-graduação. O potencial é imenso".


Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a PROPPG, pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC