Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

01/07/2020-19h34

Udesc lança segundo edital do auxílio de inclusão digital para alunos de graduação

Inscrições poderão ser feitas até dia 10 - Foto: Freepik
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), lançou o segundo edital do auxílio de inclusão digital para acadêmicos de graduação, com inscrições até 10 de julho. Confira o edital.

Segundo o Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), o benefício terá valor de R$ 80 mensais para ajudar alunos com dificuldades econômicas a contratar plano de internet e participar das atividades não presenciais de graduação da universidade, que retornaram em 22 de junho.

"O segundo edital de inclusão digital para os alunos de graduação da Udesc visa atender os estudantes que não solicitaram no edital anterior, por algum motivo de força maior, para ter acesso ao auxílio", ressalta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes.

De acordo com ele, "a expectativa é poder atender, na sua plenitude, a questão de inclusão digital para poder dar prosseguimento ao retorno das atividades de ensino de forma não presencial".

O auxílio para a graduação foi criado e regulamentado por resolução ad referendum assinada no início de junho pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e tem caráter emergencial e temporário, devido à pandemia de Covid-19, enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. Esse tipo de benefício também está sendo oferecido para pós-graduandos, com base em outra resolução.

Como fazer o pedido

Podem solicitar o benefício os estudantes de graduação já contemplados no Prafe, sem a necessidade de apresentar documentação complementar. Acadêmicos que não estão no programa e necessitam do auxílio de inclusão digital também podem pedi-lo mediante formulário (anexo do edital) disponibilizado na página da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), da Proex.

Os alunos devem realizar sua inscrição com o envio desse formulário preenchido para o e-mail da direção de Extensão ou do setor de Apoio ao Estudante do seu centro.

Conforme a resolução, as solicitações serão recebidas, avaliadas e operacionalizadas pelas direções dos centros, com recursos assegurados pela Proex. O recebimento do valor ocorrerá por depósito bancário.

Empréstimo de computadores

Por meio da Instrução Normativa nº 011/2020, redigida pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), a Udesc também regulamentou o empréstimo de equipamentos de informática aos alunos de cursos presenciais e a distância de graduação e pós-graduação que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em grupo de risco da Covid-19. Acesse a IN e o anexo de solicitação.

Os acadêmicos devem enviar os pedidos para as direções-gerais dos centros ou para os setores designados. As direções-gerais analisarão os requerimentos conforme os equipamentos disponíveis e poderão, a qualquer momento, solicitar a apresentação de documentação comprobatória da renda dos alunos inscritos, segundo os mesmos critérios do Prafe.

Se necessário, a Proex dará suporte por meio de campanha de arrecadação e doação de equipamentos de informática para atender os centros que não tenham aparelhos suficientes para suprir a demanda.

Ações contra Covid-19

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC