Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Região Sul

Notícia

03/12/2025-19h10

Udesc recebe comitiva do Paraguai para diálogo sobre pesquisa e extensão

Encontro discutiu oportunidades de cooperação internacional

Evento trouxe mais de 40 representantes de universidades paraguaias. Foto: Divulgação/SCII
A Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu, na quinta-feira, 27, no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), uma comitiva de universidades do Paraguai. O encontro foi dedicado à apresentação das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição, com o objetivo de identificar potenciais oportunidades de colaboração.

A secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Júlia Vieira Rodrigues, afirma que o objetivo foi identificar potenciais oportunidades de colaboração com instituições do país vizinho.

“O encontro possibilitou um diálogo produtivo sobre práticas de internacionalização, projetos conjuntos, ações de extensão e futuras oportunidades de cooperação entre a Udesc e as universidades paraguaias”, completa a secretária.

Participaram representantes das universidades Columbia do Paraguai, Nihon Gakko, Americana, do Norte e Hispano-Guarani. A comitiva contou com docentes e estudantes, além de diretoras e diretoras de áreas acadêmicas e de pesquisa.

Representações institucionais 

A abertura do evento recebeu a presença do reitor da Udesc, José Fernando Fragalli, que reforçou a importância do estreitamento de laços com instituições internacionais, especialmente com universidades do Sul Global.

A diretora de Extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Patrícia Vendramini, e o representante da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Faed, Fernando Coelho, responsável pelos convênios e projetos de internacionalização, também marcaram presença no evento.

Assim como o professor Felipe Eugênio Kich Gontijo do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag e a coordenadora de Extensão Mariana Ribeiro Pires, relatando os seus projetos de extensão.

A Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional seguirá acompanhando as tratativas para o desenvolvimento de futuras parcerias com as universidades paraguaias.

Mais informações pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento comitê SCII
  • Evento comitê SCII
  • Evento comitê SCII
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Cel. Fernandes Martins, 270
Progresso, Laguna / SC
CEP: 88.790-000
CONTATO
Telefone: (48) 3647-7900
E-mail: cseg.ceres@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC