Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

08/04/2021-15h07

Alunos da Udesc Esag entregam resultado de consultorias para secretaria estadual

Resultados foram apresentados pelos estudantes na manhã desta  quinta aos gestotes da SDS, por videoconferência - Foto: Reprodução
Estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, apresentaram nesta quinta-feira, 8, o resultado de cinco consultorias para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), atendendo a demandas apresentadas pelo órgão. As apresentações foram feitas aos gestores da secretaria por videoconferência.

As consultorias foram desenvolvidas por uma turma de 35 estudantes da última fase do curso, divididos em grupos que se dedicaram ao atendimento de cada demanda apresentada pela SDS. A atividade faz parte da disciplina Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos, ministrada pela professora Sulivan Fischer.

Recursos públicos

Um dos grupos fez uma pesquisa de boas práticas no uso de emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo no orçamento estadual, com recursos direcionados à área de desenvolvimento social. Também inclui formas de prestar suporte aos municípios, por meio de capacitações. Esse trabalho contou apoio da professora Ivoneti Ramos, que leciona Finanças Públicas.

"Esse projeto é de uma importância imensurável dentro da perspectiva da gestão fiscal”, afirma a professora Ivoneti Ramos. “O tema é recente e quanto antes forem estabelecidas diretrizes de gestão, com critérios para a proposição de emendas voltadas à realidade social, maiores as chances de maximização da aplicação dos recursos".

Contribuição social

Os outros grupos atuaram em temas relacionados à proteção, promoção e prevenção dos direitos das mulheres; mapeamento da rede de serviços para atendimento aos imigrantes; criação de um guia explicativo para doação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Estadual do Idoso (FEI) e elaboração de projeto para a Política do Idoso.

“Esta atividade permite aprendizagem mútua entre gestores – que estão na linha frente e conhecem em profundidade a realidade, as necessidades e os problemas da política – e estudantes, que nessa interação, colaboram para o aprimoramento da gestão, levando novos repertórios, novas metodologias”, avalia a professora Sulivan Fischer. “É também uma contribuição social que a universidade pública tem a responsabilidade de promover por meio de práticas de ensino, extensão e pesquisa”.

Conheça o curso de Administração Pública da Udesc Esag
udesc.br/esag/administracaopublica

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC