Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

12/05/2021-16h30

Calouro da Udesc deve acessar plataformas online para início das aulas em 17 de maio

Em virtude da pandemia de Covid-19, aulas da Udesc seguirão no formato não presencial - Foto: Divulgação
O primeiro semestre letivo de 2021 dos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começará na próxima segunda-feira, 17, de forma não presencial, por conta da pandemia de Covid-19.

Para o início das aulas, os novos estudantes da Udesc precisam estar atentos quanto aos procedimentos de acesso aos principais sistemas da universidade, assim como as ferramentas online utilizadas para as aulas.

O primeiro passo é fazer o idUdesc, uma espécie de identidade virtual de cada aluno da universidade. Os calouros devem clicar no link "Primeiro Acesso" e seguir os passos para obter login e senha.

Com essas credenciais, é possível acessar, por exemplo, o Sistema de Gestão Acadêmico (Siga), sistema no qual são realizadas as matrículas nas disciplinas dos próximos semestres, entre outras rotinas dos cursos, e utilizar a internet sem fio (wi-fi) das unidades presenciais da Udesc, além de computadores em laboratórios das unidades.

O login e a senha do idUdesc também permitem que o aluno faça o cadastro no Pacote Office 365 da Udesc, que dá direito a uma conta de e-mail institucional da universidade (nome.sobrenome@edu.udesc.br), além de acesso gratuito a mais de 20 programas da Microsoft (como Word, Excel, Powerpoint etc) e 5 Terabyte de espaço livre para armazenamento de arquivos em nuvem pelo OneDrive.

No portal Passei na Udesc, é possível conferir um resumo com os principais procedimentos, além de informações sobre bolsas, auxílios, entre outros.

Conforme o Calendário Acadêmico 2021, o encerramento do semestre ocorrerá em 30 de agosto. Em 27 de setembro, está previsto o início letivo do segundo semestre de 2021.


Ferramentas virtuais usadas

A Udesc disponibiliza aos professores e alunos da instituição ferramentas online para acompanhamento das aulas, que podem ser síncronas (em tempo real, com a presença de alunos e professor) ou assíncronas (sem a necessidade da presença de aluno e professor ao mesmo tempo). O formato sempre é definido por cada professor em cada disciplina.

As plataformas mais comuns utilizadas na Udesc para acompanhar as aulas são:


Além delas, os professores poderão utilizar outras plataformas da sua preferência, como o Google Meet.

Acesso pelo idUdesc

Para acessar as ferramentas Moodle e Microsoft Teams, os alunos e professores usam o mesmo login e a mesma senha utilizados no idUdesc.

É importante ressaltar que o e-mail institucional, do idUdesc, é o mesmo utilizado pela Udesc para o envio de comunicados e assuntos em geral sobre a universidade. É um dos principais canais de comunicação para ampla divulgação de informações.

Tutoriais da Biblioteca Universitária

No site da Biblioteca Universitária, você pode conferir uma série de capacitações voltadas à comunidade acadêmica para facilitar o entendimento dos sistemas e também sobre normas de trabalhos acadêmicos, pesquisas bibliográficas, entre outros.

A BU também mantém um canal no YouTube, o Bibliotube, com mais de 50 vídeos de tutorais que interessam aos alunos da universidade.

Mais informações

Mais informações e orientações aos calouros podem ser obtidas no portal de calouros Passei na Udesc e com as secretarias acadêmicas dos centros (veja os contatos).

Acompanhe as notícias pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube e confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC