Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

22/10/2020-18h40

CNPq muda sistema de senhas para acesso às plataformas Lattes e Carlos Chagas

Necessidade de login único surgiu devido a questões de governabilidade e de segurança - Foto: Freepik
O sistema de senhas da Plataforma Lattes e da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está em processo de mudança, com novo layout de acesso e a unificação de login, incluindo a permissão de autenticação com o acesso do Gov.br e da Rede Cafe, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A necessidade do login único para o CNPq surgiu para que haja melhoria no processo de governabilidade e segurança O objetivo dessas mudanças busca aplicar políticas de geração e atualização de senhas; melhorar, de forma significativa, a segurança dos usuários autenticados; e aprimorar a conveniência ao usuário, com menos necessidade de suporte.

Essa integração não exigirá a troca de senha para todos os usuários, sendo obrigatória apenas para os usuários vindos do Currículo Lattes. Para solicitar a alteração da senha de acesso, basta clicar em "Esqueceu sua senha?" e incluir o e-mail que foi cadastrado no Currículo Lattes.

Será encaminhado um link para a conta de e-mail do usuário em questão, com um token com tempo definido para uso. Após expiração desse tempo, será necessária nova solicitação. Esse procedimento fará com que, automaticamente, os logins fiquem unificados para os usuários vindos do Currículo Lattes.

Perguntas e respostas

Para esclarecer esse processo e orientar os usuários das plataformas sobre quais procedimentos devem ser feitos, o CNPq preparou um conjunto de perguntas e respostas:

  • Com a implantação dessa mudança, os acessos serão unificados? Para os sistemas em que a integração foi realizada, sim, como o Currículo Lattes, o Diretório de Grupos de Pesquisa e o e-Fomento (Plataforma Carlos Chagas). A chave de unificação será a conta de e-mail.
  • Há um prazo para que o usuário realize a troca da senha de acesso? Haverá um prazo para troca de senha caso tenha sido configurada pelo administrador conforme informado na resposta anterior. Além disso, caso o usuário desejar, ele pode trocar a senha utilizando a opção "Esqueceu sua senha?" a qualquer momento.
  • Qual a periodicidade ideal para que seja solicitada ao usuário a alteração da senha de acesso? Muitas diretrizes de segurança têm recomendado alterações frequentes da senha de acesso, geralmente entre 30 e 180 dias.
  • Há uma orientação específica para criar a nova senha? Sim, e, além disso, o sistema verificará e validará a senha no ato da criação:
  1. Toda senha deve ter de, no mínimo, oito caracteres, sendo obrigatório o uso de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais (@#$¿) e devendo ser evitada aquela de fácil dedução;
  2. A senha não poderá conter parte do nome do usuário, por exemplo: se o usuário se chama Maria Joana, sua senha não pode conter partes do nome como "1234maria" ou "1234joana";
  3. Quantidade de tentativas inválidas de logon antes do bloqueio de acesso da senha: cinco tentativas;
  4. A senha poderá ser utilizado por, no máximo, 180 dias.
  5. É obrigatória a troca de senha ao efetuar o primeiro acesso (logon) após entrada em vigor da nova resolução normativa;
  6. O sistema impedirá o usuário de reutilizar as suas quatro últimas senhas.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC