Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

16/09/2020-15h16

Curso sobre Covid-19 para servidor e aluno da Udesc encerra inscrição nesta quinta

Nova edição terá atividades até outubro - Foto: Freepik
Termina nesta quinta-feira, 17, o prazo para servidores e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se inscreverem para a quarta turma do curso "Coronavírus (Covid-19): o que devo saber e fazer?", promovido pela instituição. Acesse o site para inscrição.

O curso ocorrerá na modalidade a distância e de forma autoinstrucional (cada um organiza seu horário de estudo), pela plataforma Moodle, e terá duração de um mês, de 23 de setembro a 23 de outubro.

Os participantes poderão se inscrever e acessar o sistema utilizando o login e a senha do seu e-mail institucional: cpf@udesc.br (servidor) ou cpf@edu.udesc.br (estudante).

A atividade visa qualificar os participantes da universidade sobre o novo coronavírus em âmbito institucional e em cenários externos.

Conteúdo

O curso terá três níveis:

  • Níveis 1 e 2, com 20 horas - comum a docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação
  • Nível 3, com 15 horas - específico para a comunidade acadêmica vinculada aos cursos de graduação e pós-graduação dos departamentos de Fisioterapia (Udesc Cefid) e Enfermagem (Udesc Oeste)

No nível 1 serão apresentados os seguintes tópicos: contextualização da Covid-19 no mundo; características da doença e manifestações clínicas; grupos de risco/vulneráveis à infecção; e prevenção, controle e cuidados.

Já o conteúdo do nível 2 abordará: salas de aula, espaços de trabalho individual e coletivos na Udesc; laboratórios e clínicas; e monitoramento de docentes, discentes e técnicos sintomáticos para Covid-19.

O nível 3 tratará de: fluxograma de atendimento na vigência da Covid-19 nos serviços de saúde; equipamentos de proteção individual; e situações específicas na vigência da doença na população. 

Para estudantes, o curso poderá ser validado como atividade complementar. 

Turmas anteriores

Na forma autoinstrucional, o curso não tem aulas em tempo real nem hora marcada: o cursista escolhe o melhor momento para estudar, ler os textos, assistir aos vídeos, acessar links recomendados, responder ao quiz e participar do chat ou das demais atividades propostas.

As três turmas anteriores mobilizaram mais de 1,5 mil professores, técnicos e estudantes. Também foram realizadas edições especiais para servidores de empresas terceirizadas e para estudantes do curso técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional (Cedup).

"Como temos diversos estudantes que iniciarão estágio no próximo semestre em cenários reais de prática, empresas, indústrias, unidades de saúde, hospitais, academias entre outros locais, a Comissão Central de Monitoramento da Covid-19 na Udesc, em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), considerou a oferta de mais uma turma de forma a orientar os estudantes para a inserção nesses cenários. O curso também é aberto para docentes, técnicos e estudantes da graduação e pós-graduação que não conseguiram participar das turmas anteriores", afirma a professora Kátia Adamy, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO).

A iniciativa faz parte do subgrupo de trabalho de cursos da área da Saúde, ligado ao grupo de trabalho (GT) que estuda ações para a realização de atividades acadêmicas durante a pandemia.   

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail curso.covid19@udesc.br.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Quarta edição do curso terá atividades até outubro
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC