Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

25/11/2020-16h24

Dito Efeito Literário da Udesc realiza série especial sobre literatura e infância

Bibliotecária Karin Vanelli coordena projeto - Arte: Div.
O projeto de extensão Dito Efeito Literário, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está produzindo uma série especial de podcasts e vídeos sobre o efeito da literatura nas crianças. Acesse a playlist Literatura e Criança no canal do projeto no YouTube.

Segundo a coordenadora do projeto, Karin Vanelli, os conteúdos apresentados no canal sugerem histórias, interpretações e abordagens escolhidas a partir de livros para conversar com as crianças.

A iniciativa busca contribuir com pais, escolas e bibliotecas públicas e escolares no uso de histórias como recurso para tratar de temas importantes junto ao público infantil.

Entre os potenciais benefícios da literatura para crianças e adultos, Karin destaca, por exemplo, a "maior conexão afetiva e a melhor capacidade de lidar com as emoções".

Conteúdos

Alguns dos conteúdos já divulgados abordam, por exemplo, o conto africano "A força da palmeira", que fala sobre superação; as obras do poeta Manoel de Barros; e o livro "O pequeno príncipe".

O próximo episódio trará um bate papo com profissionais de educação sobre as possibilidades de tratar temas como sexualidade, racismo e desafios da vida doméstica por meio da literatura.  

Nos vídeos da série especial, Karin conversa com o filho, Francisco, de 6 anos, usando diferentes livros infantis para "estabelecer diálogos sobre assuntos importantes à educação e à afetividade, como a colaboração nas tarefas domésticas, o amor e o cuidado para consigo e com o outro, a possibilidade de nos encantarmos com as pequenas coisas do mundo".


Técnica universitária e bibliotecária no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, Karin tem formação em Psicanálise e em mediação de biblioterapia.  

“Criar espaços para conexão e reformulação de alguns combinados, ainda mais agora no isolamento social, em que as crianças estão sem frequentar a escola, é muito necessário. A literatura pode ajudar nisso. Uma boa história nos fornece abertura para conversas importantes, desde atravessar o medo, até melhorar a colaboração nas tarefas domésticas” afirma.

Sobre o projeto

Criado em 2018, o Dito Efeito Literário aborda o efeito crítico, reflexivo e emocional da literatura, seja infantil, seja adulta, por meio de vídeos com resenhas de livros e intervenções poéticas e de podcasts que reúnem convidados e abordam temas relacionados à leitura.

O conteúdo produzido é comprometido com as ações afirmativas realizadas pela Udesc, abarcando questões de gênero, raça, desigualdade sociais, e busca dar visibilidade a projetos da universidade. O canal do projeto no YouTube já conta com mais de 50 vídeos publicados.

Eventos

O Dito Efeito Literário também publica conteúdos pelo Instagram e promove eventos como saraus e oficinas literárias abertas ao público, nas quais são trabalhados emoções e desafios do cotidiano usando os livros e a leitura como recurso. Durante a pandemia de Covid-19, os eventos ocorrem de forma online. 

Contemplado no Edital Campus de Cultura, o projeto Dito Efeito Literário é vinculado à Coordenadoria de Cultura (Ccult), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail karin.vanelli@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto é coordenado pela bibliotecária Karin Vanelli
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC