Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

08/04/2021-19h11

Esag Kids da Udesc será case em livro sobre comunicação pública na pandemia no Brasil

Doação de livros para crianças foi uma das ações do Esag Kids  durante a pandemia - Foto: Eduardo Jara/Esag Kids/Udesc Esag
Ações desenvolvidas pelo programa de extensão Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estarão entre os cases selecionados pelo WeGov para o livro “Gestão de crises durante a comunicação na pandemia”. A lista de cases selecionados foi divulgada nesta quinta-feira, 8.

O livro, a ser lançado no segundo semestre, apresentará cases inovadores relacionados a experiências, ações e estratégias utilizadas na comunicação pública durante a emergência sanitária da Covid-19 no Brasil. A ideia é que a reflexão sobre como as organizações lidam com a pandemia ajude a melhorar a comunicação pública na gestão de crises futuras.

O case da Udesc dividirá as páginas do livro com organizações como Softplan, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Agência Nacional de Águas (ANA), Governo do Estado de São Paulo, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Senado Federal e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Esag Kids

O programa Esag Kids da Udesc, dedicado à educação para o empreendedorismo e cidadania, teve que suspender suas oficinas presenciais gratuitas para crianças e adolescentes durante a emergência sanitária provocada pela pandemia, a partir de março de 2020. O coordenador do programa, professor Eduardo Jara, criou então outras ações adaptadas ao novo cenário.

Uma delas é o projeto Alimente a Mente, que incluiu um exemplar dos livros infanto-juvenis produzidos pelo Esag Kids em cada uma das mais de 5 mil cestas básicas doadas por parceiros do programa a famílias com crianças. Também foram publicados e-books da série em quadrinhos “Diário de Uma Pipa em Quarentena”, com mais de 12 mil downloads.

As ações incluíram ainda a produção contínua de materiais paradidáticos com distribuição online.  As “Luaulas” do professor Jara (lives no Youtube com aulas de matemática transmitidas de forma divertida e caseira) e o podcast Matematizoom também estão entre as iniciativas que fizeram o público atendido crescer de forma exponencial na quarentena.

Conheça os cases selecionados para o livro organizado pelo WeGov:
  • Ações de extensão universitária na pandemia: o case Esag Kids (Udesc Esag)
  • Comunicação como aliada da transformação digital (Softplan)
  • Comunicação Social do STJ e a gestão do ataque hacker contra o tribunal
  • Eleições 2020: estratégias e ações (TSE)
  • Longe dos olhos, perto do coração (ANA)
  • São Paulo contra o coronavírus (Secretaria de Comunicação do Estado de SP)
  • Sua saúde é nossa melhor medida (Inmetro)
  • Suporte ao teletrabalho no Senado Federal
  • Vozes estudantis contra a pandemia: a experiência de um podcast protagonizado por estudantes norte-mineiros (IFNMG).
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Doação de livros para crianças foi uma das ações do Esag Kids na pandemia
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC