Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

26/09/2022-15h48

Estudo de mestrado da Udesc Esag analisa desempenho no Enade de alunos bolsistas

Vanessa Alves defenderá nesta quarta-feira, 28, às 10h, sua dissertação “Impacto dos programas de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina sobre o desempenho dos estudantes no Enade”, no Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Marcos Vinício Wink Junior.

Todas as defesas de dissertações e teses dos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa terá transmissão ao vivo pela internet.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quarta-feira, 28, a partir das 10h)

O objetivo do estudo foi avaliar o impacto dos programas de assistência estudantil sobre o desempenho dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. Os resultados apontam que não há evidências de diferença de desempenho dos bolsistas, comparados a não bolsistas.

As bolsas de assistência estudantil foram desenvolvidas, sobretudo, para auxiliar na permanência do estudante durante o seu período dentro da universidade. Já existem estudos científicos consolidados que reportam efeitos positivos sobre evasão e abandono. A dissertação, no entanto, analisar outra dimensão: o desempenho dos bolsistas no Enade.

Acesso on-line

Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (9h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC