Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

07/01/2019-11h16

Exposição de tapeçarias abre calendário de mostras artísticas do Museu da Udesc

Quadro de Klimt é retratado em tapeçaria por Cecilia Vilela, em exposição entre 15 e 31 de janeiro. Foto: divulgação
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentará entre 15 e 31 de janeiro a primeira exposição do ano: "Quadros", tapeçarias de Cecilia Vilela. A inauguração do espaço será realizada às 20h do primeiro dia. A visitação é gratuita e aberta à comunidade em geral. 

A exposição "Quadros" mostra o trabalho de  tapeçaria de Cecilia Vilela realizado durante mais de vinte anos, com reproduções de reconhecidas pinturas que fazem parte do repertório da História da Arte Ocidental. As tapeçarias escolhidas para compor a mostra reproduzem quadros de Diego Rivera, René  Magritte, Marc  Chagall, Vittorio Zecchin, Gustav Klimt, Cícero Dias, Rodrigo de Haro e Tarsila do Amaral.

Expostas ao  público pela primeira vez, as tapeçarias de Cecilia reúnem um conjunto de imagens que migram do quadro para o tapete, transpondo linguagens através da apropriação de pinturas. Um laborioso trabalho feito no movimento da agulha, elaborado na paciência do dia.

Sobre Cecilia Vilela

Cecilia Vilela é diretora do Bia Vilela Espaço de Dança, escola que fundou em 1996, em Florianópolis. A artista fazia seus  tapetes enquanto administrava o espaço, que funcionou até o final do ano de 2018, no Centro da Capital.

Para homenagear Cecilia que, com a suavidade de quem domina a arte de tecer, contribuiu para a história da dança na cidade, alguns professores e bailarinos do espaço de dança elaboraram performances a partir de suas tapeçarias. As  performances foram construídas com o conceito de tableau vivant (quadro
vivo), apresentando um diálogo entre arte e dança.

Visite o Museu da Udesc

O Mesc foi criado em 1992 e, desde 2007, fica no antigo prédio da Escola Normal Catharinense, do Instituto Estadual de Educação e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), no Centro de Florianópolis. É um dos principais museus de Santa Catarina, com um rico acervo de documentos, mobiliários e peças históricas, além de ser espaço para exposições e apresentações artísticas durante todo o ano.

Saiba o endereço, o horário de funcionamento e como fazer visitas mediadas ou em grupo no site oficial do Mesc

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Quadro de Klimt é retratado em tapeçaria por Cecilia Vilela, em exposição entre 15 e 31 de janeiro.
  • Magritte
  • Rodrigo de Haro
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC