Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

05/07/2024-16h55

Museu da Escola Catarinense expõe obras de 40 artistas mulheres do Brasil e do mundo

Mostra “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes II” pode ser visitada de 6 a 31 de julho

Mesc, no centro de Florianópolis, recebe exposição "Mulheres à Beira de um Ataque de Artes II”. Foto: Heloíse Guesser/Secom Udesc 

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe neste sábado, 6, a abertura da exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes II”. O evento, idealizado pela jornalista, galerista e curadora Regina Nobrez Tartaglia e com curadoria de Marcia Marschhausen, do Coletivo BB Artes Visuais, reúne 40 artistas mulheres do Brasil e do mundo para discutir questões como diversidade e preservação ambiental.

Com o protagonismo de mulheres de etnias e culturas de todo o mundo, a exposição conta com pinturas, esculturas, instalações, lançamentos de arte e performances de moda. Esta é a segunda edição da mostra, que fica em exibição no Mesc até 31 de julho, com visitação gratuita e aberta das 16h às 19h. O museu está localizado no Centro de Florianópolis.

Além da exposição permanente, foi organizado um calendário de rodas de conversa e palestras com personalidades da arte catarinense, nomeado de “eventos colaterais”, com discussões sobre saúde, esporte, bem-estar feminino, dança, psicologia, empoderamento e danças japonesas imigradas.

O primeiro evento colateral será o desfile “Intervenção de Moda Contemporânea”, organizado pela professora de Moda da Udesc, Amanda Queiroz Campos, que abre a exposição, às 16h do dia 6, no hall de entrada do Mesc. “Vamos apresentar os looks que fizeram parte do concurso Dragon Fashion de nossos alunos sob orientação do professor Lucas da Rosa e outros looks do acervo da Udesc, da coleção de formatura de alunos egressos ”, explica Amanda.

Para conferir a programação completa dos eventos colaterais, acesse o Instagram do Coletivo BB Artes Visuais.

Sobre a exposição

A primeira edição da exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes” foi realizada em 2023, no Rio de Janeiro. A idealizadora, Regina Nobrez Tartaglia, explica que a ideia da exposição nasceu da sua experiência artística, tendo trabalhado com diversos artistas catarinenses no Brasil e internacionalmente. “Resolvi criar algo para comemorar a arte feminina e seu poder de atuação”, afirma.

Natural do Rio de Janeiro, ela conta que a escolha por realizar a segunda edição em Florianópolis tem relação com seu envolvimento emocional e profissional com a cidade. “Fui a primeira repórter de Florianópolis na TV Cultura”, diz.

Como galerista, Regina realiza exposições internacionalmente há 45 anos e, por meio da sua galeria, deu visibilidade mundial à arte brasileira. Seu trabalho foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), com o título de Embaixadora Honoris Causa das Artes.

Serviço:

O quê: Exposição “Mulheres à Beira de um Ataque de Artes II”;
Quando: De 06 a 31 de julho, com visitação gratuita das 16h às 19h;
Onde: Museu da Escola Catarinense (Mesc) - Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro, Florianópolis/SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Heloíse Guesser/Secom Udesc
  • Foto: Heloíse Guesser/Secom Udesc
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC