Tarde de diversão e surpresa. Foto: Eliane Azevedo
A prometida surpresa para o Natal Solidário 2025, realizado nesta quinta-feira no ginásio de esportes da Udesc Joinville, provocou espanto e vibração nas 45 crianças atendidas pela ONG Missão Criança. Depois de terem se divertido na gincana, no Playground de Matemática, no futebol, nos experimentos da Química e em muitas outras brincadeiras, elas estavam terminando o lanche quando o Papai Noel entrou triunfalmente no ginásio acompanhado de um humanoide e dois quadrúpedes.
Os três robôs atraíram tanta atenção que o personagem mais aguardado nesse tipo de evento acabou ficando em segundo plano. Meninos e meninas entre 6 e 8 anos cercaram os autômatos sem qualquer medo, tocaram e conversaram com eles como se fossem criaturas do seu convívio cotidiano. Os dois quadrúpedes foram tratados como cães de família, merecedores de afagos e palavras carinhosas. Foi preciso levar os robôs embora para que a festa chegasse ao seu último ato — a entrega dos presentes — e o Papai Noel voltasse a ser o centro das atenções.
Voluntariado
Ao longo da tarde, muitos voluntários trabalharam para que as atividades ocorressem de maneira saudável, segura e sobretudo divertida: professores, técnicos, bolsistas, integrantes do MobiLab, de centros acadêmicos e dos programas de extensão Cientifi-CIDADE e Playground da Matemática. Uma das protagonistas foi a professora recém-aposentada do Departamento de Engenharia Civil, Sandra Krüger, voluntária no Missão Criança no bairro Jardim Paraíso. A campanha de arrecadação organizada por ela viabilizou a compra de presentes e o lanche oferecido às crianças.
Entre os alunos, Aron dos Santos, mestrando em Química Aplicada e membro do cientifi-CIDADE, fez o que chama de “reações demonstrativas” para mostrar o universo da química. “A ideia é mostrar que a ciência é tanto legal quanto complexa, mas também muito interessante”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922