Nesta quinta-feira, 7, às 19h, o Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a palestra online "Interseccionalidade entre Gênero e Raça: Conceito Fundamental para o Enfrentamento à Violência no País", com a pesquisadora Graziela Cristina Gonçalves. Acesse o link da transmissão.
O evento integra o Ciclo de Palestras Sexualidade, Educação Sexual, Violências Sexuais e de Gênero, promovido pelo programa de extensão permanente Laboratório Educação e Sexualidade (LabEduSex), que é coordenado pela professora Vera Marques.
Graziela é graduada em Letras e em Pedagogia, com especializações em Diversidade Étnicorracial e em Gênero e Diversidade Escolar, mestre e doutoranda em Educação (pela Udesc Faed, com o projeto de pesquisa "A (in)visibilidade dos(as) estudantes negros(as) nas produções científicas no campo da educação especial brasileira", orientada pela professora Geovana Lunardi Mendes).
Ela é pesquisadora do grupo Observatório de Práticas Escolares (OPE) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Udesc, e é professora efetiva da rede municipal de Itajaí desde 2006.
Palestra de abertura
A abertura do ciclo ocorreu nesta terça-feira, 5, com a palestra "Em Luta Contra as Violências de Gênero", ministrada pela pesquisadora Claudia Regina Nichnig. Confira a gravação do evento no YouTube.
A professora Vera destaca que o ciclo de palestras é uma ação alinhada à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.
Desde 2013, a secretaria do legislativo federal participa da Campanha Mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Consciência negra
No Brasil, a campanha ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro, período maior, para que o início coincida com o Dia da Consciência Negra, "considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra".
A ação ocorre até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos - que também visa propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.
Sobre o programa LabEduSex
O LadEduSex é resultado de um trabalho desenvolvido há mais de dez anos na Udesc Cead para debater e combater diversas formas de preconceitos e violências, relacionadas especialmente à sexualidade, no âmbito social.
O programa atua com uma variedade de ações de formação continuada, como cursos, eventos, palestras, oficinas, pesquisas e publicações, e conta com uma extensa rede de parceiros intercentros, interinstitucionais e internacionais.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.