Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

19/04/2021-15h51

Periódico da Udesc DAPesquisa publica artigo sobre design e sustentabilidade

Periódico da Udesc Ceart está no volume 16 e tem publicação contínua

 
O novo artigo da revista DAPesquisa, periódico do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aborda o tema “Design para sustentabilidade: contribuições do design reflexivo para a longevidade emocional de produtos de moda”. As autoras Letícia Assunção e Jocelise de Jacques, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explicam no resumo do artigo que buscaram um cenário mais sustentável para a moda, a partir do “despertar de emoções agradáveis e a criação de vínculos afetivos entre os usuários e suas roupas”. O texto pode ser lido no site da revista

A DAPesquisa, atualmente no volume 16, foi criada em 2006 pelo professor Antônio Vargas, para publicar os trabalhos de Iniciação Científica. A partir de 2008, com o objetivo de promover o acesso, foi integrada ao Portal de Periódicos da Udesc, através da Plataforma Open Journal Systems (OJS), um software que gerencia publicações de revistas eletrônicas. 

O periódico do Ceart trata das Artes Cênicas e Visuais, Música, Design e Moda, publicando artigos, resenhas, traduções, entrevistas e ensaios. Por ser interdisciplinar, “tem a tarefa de promover uma discussão crítica, contribuindo com meios para refletir os paradigmas de nossa sociedade”, explica a professora Monique Vandresen, editora da DAPesquisa. 

Em 2020, a revista adotou uma publicação contínua das pesquisas, para que estejam disponíveis para o público com mais rapidez. Por isso, o periódico aceita submissões de artigos a qualquer momento, e de qualquer universidade ou centro de pesquisa. A professora Vandresen explica que, “para [a revista] não ser caracterizada como endógena”, 70% dos textos publicados devem ser de autores de fora da Udesc. 

Além da edição contínua, o periódico também produz dossiês de temas especiais, como o Diversidade nas Artes, Moda e Design, publicado em fevereiro deste ano, e o Escrita Performativa, publicado em outubro de 2020. 

Vandresen conta que as edições podem ser “bem desafiadoras, pois temos textos que falam de uma questão profundamente filosófica, como a ideia de tempo e espaço e, ao mesmo tempo, outro texto que discute o uso de uma cafeteira por pessoas com baixa visão”. 

Confira os requisitos para submissão de artigos no site da Revista DAPesquisa

Acompanhe a DAPesquisa pelo Instagram e Facebook.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC