Livro e evento são resultado de projeto de pesquisa em colaboração
entre universidades do Brasil, Espanha, Colômbia e Indonésia
O livro
Encontro Internacional EquiGov – equidade nos serviços públicos por meio de governos e parlamentos abertos: relatos e reflexões já está disponível gratuitamente para download. O e-book foi produzido pelo
Politeia, grupo de pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ligado ao
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O lançamento oficial foi realizado na terça-feira, 3, durante o evento
Trilhas Equigov.
A obra foi organizada pelos pesquisadores Paula Chies Schommer, Gisiela Klein, Jorge Braun Neto, Larice Steffen Peters e Laura Josani Andrade Correa. O livro reúne relatos, imagens e reflexões sobre experiências, desafios, ideias e emoções compartilhadas durante o
Encontro Internacional EquiGov, de 29 a 31 de outubro de 2024, em Florianópolis.
Acesse o site para baixar o e-book:
udesc.br/esag/accountabilityeequidade/publica
O livro destaca a ampla diversidade de temas abordados nas práticas apresentadas, com diferentes caminhos para promover a equidade por meio de inovação, dados abertos e participação cidadã. Na Colômbia, por exemplo, a integração entre equidade e dados abertos contribuiu para avanços na justiça hídrica.
Entre as experiências brasileiras, em Recife e Olinda (PE), um coletivo de mídia na comunidade contribuiu para mapear áreas de risco e famílias ali residentes, em complemento a dados do poder público. Em Blumenau (SC), o uso inteligente do cruzamento de dados e a articulação intersetorial aprimorou o atendimento de saúde a pessoas neuroatípicas.
O e-book traz ainda a íntegra da conferência de abertura, proferida pela deputada Paula Prado del Río, da Galícia (Espanha), reproduzida em texto no idioma original, o espanhol.
Equigov
O Encontro Equigov teve a participação de 444 pessoas de 10 países, entre painelistas, conferencistas, autores, acadêmicos e servidores públicos. Foram apresentadas 10 práticas de equidade no serviço público em países como Brasil, Chile, Colômbia, México e Argentina, totalizando mais de 30 horas de debates promovidos por 14 instituições parceiras.
O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag, em parceria com a
Escola do Legislativo, ligada à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
A iniciativa integra o projeto de pesquisa
EquiGov – Accountability, equidade em serviços públicos, governança colaborativa e governo aberto, coordenado pelo grupo Politeia, da Udesc Esag, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O projeto de pesquisa é resultado de uma colaboração internacional entre Udesc Esag,
Fundação Getúlio Vargas (FGV),
Universidade de São Paulo (USP),
Universidade dos Andes (Colômbia),
Escola do Instituto Nacional de Administração Pública (Nipa) de Jacarta (Indonésia),
Universidade Carlos III de Madri e
Grupo de Pesquisa e Governo, Administração e Políticas Públicas – Gigapp (Espanha).
Saiba mais aqui sobre o Encontro Internacional Equigov.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 (whatsapp)