Trajetória de Tânia Ramos leva a discussão sobre temas sociais
Amanda Büttenbender Nunes defenderá nesta sexta-feira, 29, às 14h, sua dissertação “ Trajetória, ação e impacto de uma vereadora na política municipal: a experiência de Tânia Ramos como a primeira mulher preta da Câmara Municipal de Florianópolis (SC) ”, no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Daniel Moraes Pinheiro .
As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, são públicas e abertas a qualquer interessado. A defesa da dissertação será realizada na Sala 08 da Udesc Esag e transmitida ao vivo pela plataforma Teams.
Assista à defesa ao vivo aqui
(sexta-feira, 29, às 14h)
A dissertação analisa a atuação de Tânia Ramos, primeira vereadora negra de Florianópolis, e como sua presença transforma a política municipal. A pesquisa investiga a trajetória das mulheres na política local, destacando como Tânia desafia as estruturas existentes e promove debates sobre questões raciais e de gênero.
O estudo explora a trajetória de Tânia e sua identificação como mulher preta, que contribui para a transformação da cultura política da cidade. Sua eleição em 2023 marca uma ruptura histórica, e sua atuação vai além do papel legislativo, ao impulsionar discussões sobre temas sociais urgentes.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão do jornalista Carlito Costa