Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

29/07/2020-21h09

Professor da Udesc lança livro sobre projeto, autonomia e gestão das universidades

Obra já está disponível em e-book - Imagem: Divulg.
Em 2020, o Brasil completa o centenário de criação da sua primeira universidade e, para promover a reflexão sobre o atual modelo de ensino, a Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) acaba de lançar o livro "Universidade Brasileira e Udesc - projeto, autonomia e gestão". Acesse o e-book de forma gratuita.

A publicação é de autoria do docente aposentado Antônio Elízio Pazeto, que atuou no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e pretende levar comunidade universitária, governos e lideranças da sociedade a rever entendimentos e práticas da educação superior no País.

Segundo Pazeto, seu livro discute as influências externas que a concepção de educação superior e o modelo da universidade brasileira sofreram desde a implementação, com consequências que demandam profunda revisão.

Na opinião dele, houve distanciamento em relação à concepção clássica de formação universitária, que não vingou no Brasil. "Além disso, discuto os equívocos cometidos em relação à formação profissional, fragilidade do projeto, autonomia e gestão da universidade", afirma o autor.

Na obra, o professor aponta uma ampla agenda para revitalizar e inovar a instituição catarinense e lembra que a Udesc completa 30 anos de autonomia em 2020. "Espero provocar a Udesc a tornar-se novamente protagonista do desenvolvimento da sociedade catarinense", destaca.

Além do formato e-book, disponível no catálogo online da Biblioteca Central da Udesc, a publicação terá versão impressa, a ser lançada em breve.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC