Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

23/05/2022-14h22

Professoras da Udesc Esag coordenam pesquisa nacional sobre inovação social

A pesquisa usa enfoque desenvolvido a partir da experiência do Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag
Um projeto de pesquisa liderado por duas professoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai estudar e comparar ecossistemas de inovação social e seus efeitos em cidades de várias regiões do Brasil, com ênfase nos negócios de impacto socioambiental. Esses negócios são empreendimentos híbridos, que combinam as lógicas social e de mercado. 

O projeto “Ecossistemas de Inovação Social e Cidades no Brasil: um olhar direcionado aos Negócios de Impacto Socioambiental”, reúne 12 pesquisadores de 10 universidades. A pesquisa, financiada com recursos do edital universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), terá duração de três anos.

À frente desse trabalho estão as professoras Graziela Alperstedt, que lidera a pesquisa, e Carolina Andion, coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis, programa de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.  

Cidades

O objetivo é avançar no conhecimento sobre os ecossistemas de inovação social e seus efeitos para melhorar a resiliência das cidades. Para isso, serão feitos estudos comparados em quatro regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul), com ênfase nos negócios de impacto socioambiental, suas práticas e os problemas que os mobilizam.

A pesquisa se inspira no enfoque de cartografia e análise desses ecossistemas, já desenvolvido e testado a partir da experiência do Observatório de Inovação Social de Florianópolis. Coordenado pela professora Carolina Andion, o Observatório envolve a coleta de dados primários, com aplicação de questionários, entrevista e observação, e de dados secundários. 

Rede 

O projeto é resultado de uma Jornada de pesquisa proposta pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) que reuniu professores interessados na temática. 

Além das professoras Graziela Alperstedt e Carolina Andion, da Udesc Esag, participam do projeto Ana Zanardo dos Santos (PUCRS), Cynthia Suassuna (Unicap), Fabricia Rossato (UFMS), Franciane Silveira (UFABC), Inessa Salomao (Cefet-RJ), Ivana Ferrer Silva (UFMT), Luiza Teixeira (UFBA), Zilma Borges (FGV Eaesp), Suzanne Correia e Verônica de Oliveira (UFCG).

Saiba mais aqui sobre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC