Projeto já realizou 12 atividades em 2024. Foto: Divulgação
Lançado em abril pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o projeto Olhares da Vila vem registrando resultados positivos na alfabetização audiovisual de crianças e adolescentes que residem na comunidade da Vila Fortaleza, em Balneário Camboriú.
A iniciativa da Udesc, por meio do
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) em parceria com a Universidade do Bem Viver (UBV), atende atualmente 20 participantes com idades entre 8 e 15 anos durante o contraturno escolar.
O plano de atividades inclui saídas de campo e oficinas de fotografia, expressão corporal e escrita de roteiros. Os conteúdos são relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e visam despertar a conscientização socioambiental nas crianças e adolescentes.
“A ideia é criar consciência crítica e mostrar que existe um mundo de possibilidades para além dos lugares que estes jovens cotidianamente circulam, além de oferecer uma oportunidade para expressarem seus olhares, como diz o nome do projeto”, enfatiza a coordenadora do projeto e diretora de Extensão da Udesc Balneário Camboriú, Debora Pontes Esteves.
Com uma equipe formada por 12 pessoas, entre coordenação, parceiros, bolsistas e voluntários, o projeto já realizou 12 atividades até o momento. Além das oficinas, os integrantes participaram de ações de educação política e ambiental na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e no Parque Ecológico Raimundo Malta.
Outra visita realizada pelo grupo foi à Udesc Balneário Camboriú. Na universidade os alunos foram recebidos nos laboratórios de Física e Geologia para algumas atividades de extensão preparadas por professores e estudantes da Udesc especialmente para o projeto.
“A gente consegue ver que as crianças estão interagindo, gostando de ir nas aulas. Além disso, a gente consegue perceber que a comunidade na Vila Fortaleza está se unindo. Então é muito legal”, destaca a bolsista do projeto, Gabrielly Mendonça.
A coordenadora Debora Esteves também lembra que o projeto foi integrado às práticas do Labora tório de Pesquisa em Ciência Política (Cidapol) da universidade, a fim de definir indicadores para avaliar cientificamente o impacto das ações.
“Apesar de ainda não termos os dados científicos, já conseguimos perceber de maneira empírica que o alcance vai além das crianças atendidas. Temos estimulado os moradores da comunidade a participarem de espaços de cidadania como conselhos, conferências e audiências. Também acompanhamos o início de uma organização comunitária com mais consciência crítica por parte deles”, conta Debora.
Ações futuras
Para o segundo semestre de 2025, o Olhares da Vila prepara novas oficinas. Segundo a coordenadora, a ideia é que o grupo produza uma peça audiovisual para praticarem o que aprenderam até o momento. Outras ações externas também estão previstas, como uma visita ao Museu da Imagem e do Som e ao Teatro Municipal.
O projeto também foi contemplado no edital do Festival Internacional José Luiz Kinceler da Udesc (FIK 2025) para realizar uma mostra na edição itinerante de Balneário Camboriú. O evento está previsto para 30 de outubro. “É muito legal poder fazer esta entrega neste espaço tão bacana que tem relação com as comemorações dos 60 anos da Udesc”, afirma Debora Esteves.
No momento não há inscrições abertas para novos participantes, mas uma nova turma deve ser aberta em 2026. “Estamos estudando uma forma de atender mais crianças, pois a fila de espera é grande”, completa a coordenadora.
O projeto foi aprovado no O Programa de Apoio à Cultura (ProCult) 2025-2026 da Udesc e conta com a colaboração do Cidapol, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Para mais informações, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp (47) 98804-0912.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006