Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

14/04/2021-13h56

Projeto da Udesc produz tapetes higienizadores para postos de saúde e hospitais de Florianópolis

O equipamento foi desenvolvido pelo programa de extensão DesignAção do Ceart e mais da metade da produção já foi doada

Da esquerda para a direita: Professora Gabriela Mager, Leonardo Valverde e professor Célio Teodorico, na entrega dos tapetes higiênicos. Imagem: Gabriela Mager.
O programa de extensão DesignAção, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), produziu cerca de 42 tapetes higienizadores que agora estão sendo doados para diversos hospitais e postos de saúde de Florianópolis e região. Os tapetes higienizadores são feitos de aço inox e carpete tipo capacho, com uma gaveta que mantém o capacho cheio de líquido higienizante e pode ser aberto para a limpeza e higiene das peças.

Os tapetes já foram doados para diversos hospitais e postos de saúde, como os do Itacorubi, João Paulo e, mais recentemente, para a maternidade Carmela Dutra, localizada no centro da cidade. Os dois tapetes doados para a maternidade foram entregues nas mãos do gerente administrativo Leonardo de Sousa Valverde em fevereiro. Além dessas, mais quatro unidades serão doadas para a Reitoria da Udesc e para o prédio do Ceart, dois tapetes para cada. Atualmente as doações estão paradas devido ao aumento dos casos de Covid na cidade, mas estão previstas para continuar depois da vacinação.

A ação é coordenada pelos professores do departamento de Design da Udesc Ceart Célio Teodorico e Gabriela Mager, e recebeu recursos do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofda, na sigla em inglês), órgão vinculado à Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, também em inglês). A Ofda/Usaid é a principal agência do governo norte-americano para proporcionar assistência humanitária em resposta a emergências e desastres internacionais. O grupo da Udesc atua em parceria com a oficina regional da agência para América Latina e Caribe (Ofda/Usaid/LAC).

A revista Hallceart #7 apresenta uma matéria sobre este e outros projetos da Udesc Ceart que auxiliaram no combate à pandemia da Covid-19. A edição está pronta e está sendo feito um estudo de como será feita a distribuição da publicação para a comunidade acadêmica, em breve ela será disponibiizada de forma online.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC