Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

27/10/2020-17h18

Trabalhos da Udesc Laguna são expostos em congresso sobre conservação de patrimônio

Um dos estudos da universidade aborda memória negra no Centro Tombado de Laguna - Foto: Divulg.
Três acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, apresentaram trabalhos no 3º Congresso Ibero-Americano Investigações em Conservação do Patrimônio.

O evento foi realizado de forma totalmente online, entre 24 e 26 de setembro, pela Faculdade de Belas-Artes, da Universidade de Lisboa.

Os trabalhos foram feitos pelas acadêmicas Ivie Mesquita, Letícia Damazio de Jesus e Maria Laura dos Santos Sebastião, sob a orientação da professora Danielle Rocha Benício, que atua na Udesc Laguna e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc Ceart.

Trabalhos

Intitulado "Esquecer, para não lembrar: o patrimônio invisibilizado na Laguna, SC, Brasil - a memória negra no Centro Tombado", o trabalho contou com a participação das três acadêmicas e resultou da ação de iniciação científica "O invisível no visível da Laguna: os espaços sagrados das religiões de matriz africana na cidade lagunense". Veja a apresentação.


O trabalho "A conservação da arte africana no mundo: favor ou autocracia", decorreu das investigações individuais da estudante Letícia, a partir de sua atividade como artista visual, conhecida nas redes sociais como "Outrora". Confira a apresentação.

Ao todo, foram recebidos 96 resumos, de Portugal, Espanha, Argentina, México, Cuba, Peru, Brasil e Itália. O livro com os resumos dos trabalhos pode ser acessado no site da universidade portuguesa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Um dos trabalhos aborda a memória negra no Centro Tombado de Laguna
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC