Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

29/11/2019-17h24

Udesc Alto Vale lança livro sobre cultura, gastronomia e arquitetura regional

Lançamento da obra ocorreu na Green House da Udesc Alto Vale - Fotos: Rafael Schafer e divulgação
O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, realizou nesta quinta-feira, 28, o lançamento do livro "Um pouco de cada - cultura e receitas", organizado pelas professoras Helenne Geissler e Marlene Schonrock e pela acadêmica Mara Caetano.

O encontro ocorreu nas instalações do programa de extensão Green House e foi prestigiado pela comunidade acadêmica, incluindo o diretor-geral, Jaison Ademir Sevegnani, e demais interessados. Veja a galeria de fotos.

O livro tem 135 páginas, com conteúdo organizado em três capítulos: gastronomia (com receitas); arquitetura enxaimel em Ibirama; e apresentação de produtos e empresas tradicionais da região.

Segundo as organizadoras, a obra "mostra aspectos da identidade, da cultura e a singularidade do local para onde vieram emigrantes europeus de diversas etnias e nacionalidades".

"'O livro apresenta uma abordagem integradora do patrimônio cultural imaterial e material do Vale do Itajaí e do município de Ibirama", destacam as organizadoras.

A elaboração da obra teve suporte em ações de extensão desenvolvidas nos últimos anos na Udesc Alto Vale, como o Paisagem Cultural, o Aprendendo Alemão e o CADastro.

Sobre as organizadoras

Helenne Jungblut Geissler é docente do Departamento de Engenharia Sanitária da universidade. Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Coordena os programas Paisagem Cultural e Aprendendo Alemão.

Marlene Siegle Schonrock é professora aposentada da Udesc e docente voluntária do programa Aprendendo Alemão, que leciona o idioma gratuitamente na região. Tem graduação em Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Mara Caetano é acadêmica de Engenharia Sanitária na Udesc Alto Vale e tecnóloga em Gastronomia. Atua no programa Green House com a proposta de "estimular e ensinar as pessoas a utilizarem os alimentos por completo com receitas e oficinas".

A produção do livro também teve apoio da gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Edna Beltrame Gesser. Lançado pela Editora Udesc, a obra pode ser encontrada na Biblioteca Universitária (BU).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão da Udesc Alto Vale.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Lançamento da obra ocorreu na Green House da Udesc Alto Vale
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
  • Imagem 19
  • Imagem 20
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC