Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

25/11/2022-17h22

Udesc Balneário Camboriú apresenta pesquisa feita em parceria com Petrobras

Pesquisadores da Udesc fizeram visita à instalações da Petrobras no Rio de Janeiro - Fotos: Divulgação
Pesquisadores vinculados ao Departamento de Engenharia de Petróleo do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, apresentaram resultados finais de um projeto de pesquisa feito em parceria com a Petrobras durante um encontro realizado na última segunda-feira, 21.

A apresentação ocorreu durante visita dos pesquisadores ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), mantido pela Petrobras no Rio de Janeiro, e ao edifício sede da empresa.

O projeto de pesquisa, com o título "Calibração de Modelos Forward de Reservatórios com Dados de Poços", foi iniciado no final de 2019 e teve como objetivo "solucionar problemas práticos de modelagem de reservatórios visando a predição de produção".

Expectativa superada

A apresentação foi assistida por agentes da Petrobras, dentre eles o geólogo Olinto Gomes de Souza Jr, que é consultor master da empresa. Para o especialista, "os resultados superaram as expectativas e novos projetos tendem a ser demandados futuramente aos pesquisadores".

A equipe de pesquisa foi composta pelos professores Lindaura Steffens e Daniel Bettú, que são docentes da Udesc Balneário Camboriú, pelos pesquisadores externos Ana Paula Soares (consultora), Paulo Soares (UFPR) e Mathieu Ducros (Kognitus), e pelos estudantes Francisco Araujo da Silva, Endriw Silva, Bruno Bazzo, Flávia Borges Durante e João Lottin Boing.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail daniel.bettu@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisadores da Udesc fizeram visita à instalações da Petrobras no Rio de Janeiro
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC