Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

26/11/2019-16h52

Udesc Balneário Camboriú terá congresso nacional de petróleo, gás e biocombustíveis

 
Décima edição do evento ocorreu em Natal, entre 7 e 9 de novembro - Foto: Divulgação

O Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de  Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, sediará a 12º edição do Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (PDPetro), em 2023. A candidatura da instituição foi aceita no 10º PDPetro, entre 7 e 9 de novembro, em Natal.

Feita a membros da Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), a proposta partiu dos professores Alexandre Magno de Paula, Anibal Bonilla e Daminanni Sebrão, do Departamento de Engenharia de Petróleo da Udesc Balneário Camboriú, e da egressa Jéssica Brugognolle.

O evento reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e bicombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos da área, por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações orais e pôsteres.

Para o professor Magno de Paula, a escolha da Udesc Balneário Camboriú para sediar o evento fomentará a presença da instituição em âmbito nacional e deverá movimentar a Região Sul do País.

"Há muito tempo o evento não era realizado no sul do Brasil, e os benefícios são inúmeros, como promover a integração científica entre os participantes e aproximar a comunidade das indústrias do setor de petróleo e gás", afirma o docente.

Sobre o evento

A cada dois anos, a ABPG firma parceria com uma universidade para realizar o congresso. A primeira edição ocorreu em 2001, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Os eventos seguintes foram realizados no Rio de Janeiro, Salvador, Campinas, Fortaleza, Florianópolis, Aracajú, Curitiba, Maceió e novament Natal. O congresso recebe apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Petrobrás e demais indústrias do setor.

O congresso visa debater os seguintes temas: biocombustíveis; exploração geofísica, geoquímica e de geoprocessamento; desenvolvimento, produção transferência e transporte; refino, processamento e distribuição de derivados; meio ambiente; direito, economia, energia, gestão e regulação, entre outros assuntos relacionados a petróleo, gás e biocombustível.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Décima edição do evento ocorreu em Natal, entre 7 e 9 de novembro
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6484
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC