Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

29/06/2020-17h26

Udesc é destaque em ranking de melhores universidades do mundo pela primeira vez

Universidade foi classificada no Golden Age University Rankings 2020 - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi classificada entre as melhores instituições de ensino superior do mundo no Golden Age University Rankings 2020 da Times Higher Education (THE), um dos rankings associados ao World University Ranking.

A Udesc está presente no estrato 250-300, que inclui, ao todo, 308 universidades instituídas entre 1945 e 1967 e que têm, portanto, entre 50 e 75 anos de existência. É a primeira vez que a universidade catarinense é classificada nesse ranking. No ano passado, a Udesc estreou no ranking mundial do THE.

A classificação foi anunciada na última quarta-feira, 24, junto com o Young University Rankings, que inclui instituições com menos de 50 anos.

A organização divulgará em outubro o ranking mundial e, em julho, o ranqueamento relacionado à América Latina. Todos utilizam a metodologia do World University Rankings.  

O nome Golden Age faz referência à época de ouro do ensino superior global, período caracterizado pela rápida expansão universitária e investimentos crescentes em pesquisa.

Instituições brasileiras

Ao todo, 20 instituições brasileiras aparecem no Golden Age University Ranking,que é liderado, pelo quarto ano seguido, pela Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, seguida de instituições da Austrália, China e Coréia do Sul. Mais de metade das 308 classificadas (159) são asiáticas.

Entre as brasileiras, a melhor posicionada é a Universidade de Campinas (Unicamp), em 74º lugar, seguida da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), ambas no estrato 101-150.

Segundo os organizadores, a maioria das universidades no ranking obteve altas pontuações nas áreas de ensino e de pesquisa. O levantamento é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam, além dessas duas dimensões, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

Vestibular de Inverno

Até 21 de agosto, a Udesc está com inscrições abertas para Vestibular de Inverno 2020, que oferece 1.040 vagas em 37 cursos de graduação da instituição.

Nesta edição, a universidade fará um processo seletivo especial, com inscrições gratuitas e três formas de avaliação, devido à impossibilidade de realizar provas presenciais durante a pandemia de Covid-19.  
 
Confira o edital, veja o Guia de Cursos Udesc e acesse a página de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Instituição catarinense foi classificada no Golden Age University Rankings 2020
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC