Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

19/01/2021-11h49

Udesc e mais 150 instituições de ensino superior apoiam vacinação contra Covid-19

Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 já chegou a Santa Catarina - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Gov SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está entre as mais de 150 instituições de ensino superior que já declararam apoio à campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, que será iniciada ainda neste mês.

Instituições de ensino como universidades públicas, comunitárias e particulares, além de faculdades e centros universitários, uniram-se e colocaram as estruturas dos seus campi à disposição do governo federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população.

O acordo prevê, por exemplo, cessão de parte das estruturas físicas, dos equipamentos, como freezers e geladeiras de alta potência, e, em alguns casos, dos recursos humanos para ajudar o SUS a imunizar o maior número de pessoas no menor tempo possível.

A iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações de instituições de ensino superior.

Série de ações em 2020

Em 2020, a Udesc realizou mais de cem ações com equipes de ensino, pesquisa e extensão para o combate à Covid-19, como a fabricação de equipamentos médicos e o desenvolvimento de um teste rápido inédito.

Desde março do ano passado, alunos e servidores estiveram mobilizados em atividades para conter o avanço da doença. São destaques a fabricação de milhares de unidades de face shields (protetores faciais) em impressoras 3D e a laser, a doação de materiais para a rede de saúde, como máscaras, luvas e álcool em gel, a disponibilização de equipamentos do hospital veterinário de Lages, entre outras ações.

O Laboratório de DNA, da Udesc Lages, também ofereceu seus equipamentos para diagnóstico molecular da Covid-19 ao Laboratório Central (Lacen), do Governo do Estado. Na mesma unidade, pesquisadores do Laboratório de Bioquímica desenvolveram, em parceria com outras instituições, um teste molecular inédito para diagnóstico da Covid-19. O novo teste é mais rápido, simples e barato e está em fase final de estudos.

Confira um resumo das ações da Udesc que foram desenvolvidas na pandemia.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Crub
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC