Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

11/06/2021-17h47

Udesc encaminha parceria com Fecam para ações de extensão, ensino e pesquisa

 

Cinco associações de municípios fizeram reuniões com Udesc e Fecam ao longo desta semana - Foto: Divulg.
Gestores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram nesta semana de reuniões com representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), na Região Oeste do Estado, para tratar de parcerias sobre ações de extensão, ensino, pesquisa, dentre elas as próximas operações do Núcleo Extensionista Rondon (NER/Udesc).

Os encontros ocorreram na Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amoesc), em Chapecó, na quarta-feira,  9, e na Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), em Maravilha, na quinta-feira. 10.  

Além das associações anfitriãs, participaram das reuniões representantes da Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (Amnoroeste), da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) e da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc).

Pela Udesc, participaram das visitas técnicas o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, professor Mayco Moraes Nunes, o coordenador de Extensão, professor Alfredo Balduíno Santos, e, representando a Coordenadoria de Cultura, o técnico Donizete Bittencourt.  

Pela Fecam, estiveram presentes a diretora-executiva, Sisi Bind, o coordenador das câmaras técnicas, Rodrigo Fachini, e a consultora de Políticas Públicas em Educação,  Eliziane Vezintana; o presidente da federação, Clenilton Pereira, participou de forma remota.

NER

Uma das principais finalidades das reuniões foi apresentar o NER/Udesc, que completou dez anos de atividades em 2020 e, como parte do calendário de comemorações pelo aniversário, tem duas operações programadas para este ano.

No primeiro semestre, entre julho e agosto, será realizada a 18ª operação, com ações na modalidade a distância para todo o Estado.

E, no segundo semestre, de 1º a 11 de dezembro, haverá a 19ª operação, na região do Contestado, no Meio-Oeste Catarinense.

A Fecam congrega os 295 municípios de Santa Catarina e é uma das organizações parceiras da Udesc na realização das atividades do NER/Udesc pelo Estado.

Ação precursora

O NER/Udesc é uma das principais ações de extensão da universidade. Suas operações possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove "a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social".

Ao longo da sua primeira década, o NER/Udesc fez 16 grandes operações, com cerca de 12 mil atividades, envolvendo 3,1 mil extensionistas e contemplando 385 mil pessoas em quase 200 municípios, sendo 176 de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás, dois no Distrito Federal e um da Argentina.

Nas operações, são realizadas atividades nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. No site do NER, é possível ver vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações sobre o núcleo.

Saiba mais sobre o NER da Udesc também no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cinco associações de municípios participaram de reuniões com Udesc e Fecam nesta semana
  • Imagem 34
  • Imagem 35
  • Imagem 36
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC