Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

17/09/2019-17h47

Udesc Esag e Ministério Público promovem oficina com crianças sobre ética e educação fiscal

O Professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids, levou um grupo de 60 crianças para visitar o Ministério Público, em Florianópolis - foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira, 17, uma turma de 60 crianças visitou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para participar de uma oficina sobre ética e educação fiscal. A ação é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o MPSC e o Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP).

Esta é a sexta de uma série de oito oficinas temáticas gratuitas proporcionada a essa turma piloto pelo projeto Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim. O projeto é ligado ao programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, que promove a educação de crianças para o empreendedorismo e cidadania.

A turma de alunos do Esag Kids, dividida em dois grupos, participou de atividades interativas sobre ética, virtudes e educação fiscal, além de aprenderem sobre como evitar a pirataria. Também foi realizado um tour pelo Ministério Público, visitando também o Museu da Casa do Barão, importante ponto turístico da Capital, e tendo contato com documentos de cerca de 200 anos de idade.

O grupo incluiu crianças do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, de São José, da Associação João Paulo II (que faz parte da rede Instituto Padre Vilson Groh), em Palhoça, e da Casa Lar Recanto do Carinho, de Florianópolis.

Oficinas

Oficinas anteriores abordaram temas como empreendedorismo, planejamento e liderança. A próxima será realizada em outubro, no Sapiens Parque, com o tema inovação. No fim do ano, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão exibidos num evento, a Ferinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim. Veja aqui o cronograma completo.

Parcerias

O projeto tem a parceria da Prefeitura de São José, com metade da turma piloto formada por alunos da rede municipal. A outra metade é de crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK), Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho, todos de Florianópolis.

Também participam do projeto (com o apoio de professores capacitados pelo programa Esag Kids) alunos de uma escola municipal em Canelinha (SC) e de uma escola estadual em Erechim (RS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Também há turmas com crianças atendidas pelos Projeto Surfando para o Futuro, de Itacaré (BA), e da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), de Florianópolis.

Mais informações

Mais informações sobre o projeto e as oficinas podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Luiza Marques Pereira*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
*estagiária de jornalismo, supervisionada pelo jornalista Carlito Costa
galeria de downloads
galeria de imagens
  • O Professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids, levou um grupo de 60 crianças para visitar o Ministério Público, em Florianópolis
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC