Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí

Notícia

06/06/2023-19h54

Udesc homologa dados do Coleta Capes dos cursos de pós-graduação da instituição

Indicadores revelam produção dos cursos stricto sensu  da universidade estadual - Foto: Rafael Schafer
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), finalizou na última sexta-feira, 2, a homologação dos dados do Coleta Capes, referentes ao calendário de 2022, dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição avaliados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

A homologação pela Plataforma Sucupira ocorre após a análise pela Coordenadoria da Pós-Graduação, vinculada à PROPPG, de cada um dos 30 programas de pós-graduação (PPGs) que atuam no âmbito da universidade.

Já os cinco programas que funcionam em rede nacional tiveram a análise e a homologação do Coleta Capes feitas pelas suas coordenações nacionais, conforme explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto Rossi.

Gestão e avaliação

A Sucupira é uma plataforma da Capes usada para gestão dos dados da pós-graduação stricto sensu, que são importantes para a avaliação quadrienal dos PPGs em todo o País.

A homologação dos dados da Plataforma Sucupira revela indicadores importantes do ensino, da pesquisa, da extensão e de ações na comunidade, relacionados à atuação dos diferentes PPGs.

Indicadores da pós-graduação

Um levantamento feito pela PROPPG reuniu indicadores de todos os 35 PPGs que funcionam na universidade, incluindo os programas em rede, em 2022. Dentre eles, destacam-se:

  • 577 docentes atuando nos PPGs;
  • 1.741 discentes de pós-graduação matriculados;
  • 2.729 discentes de graduação que atuam em projetos de pesquisa, produções científicas, produções tecnológicas, dentre outras, vinculadas à pós-graduação;
  • 56 pesquisadores de pós-doutorado atuando em PPGs;
  • 607 discentes egressos de cursos de pós-graduação;
  • 456 dissertações de mestrado defendidas;
  • 151 teses de doutorado defendidas;
  • 6.201 produções científicas e tecnológicas (esse número não leva em consideração as produções publicadas nos PPGs stricto sensu em rede nacional).

Compromisso

A PROPPG parabeniza todos os PPGs pelo comprometimento e dedicação na coleta e na inserção dos dados na Plataforma Sucupira. "A homologação bem-sucedida é um resultado importante que evidencia a excelência dos programas de pós-graduação stricto sensu da Udesc, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade e a relevância da pesquisa e da formação de recursos humanos qualificados", destaca a pró-reitora Letícia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Indicadores revelam produção dos cursos stricto sensu  da universidade estadual
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Avenida Lourival Cesario Pereira, s/n
Edificio Alcides Abreu - Nova Esperança - Balneário Camboriú
CEP: 88336-275
CONTATO
Telefone: (47) 3398-6592
E-mail: comunicacao.cesfi@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC